Belém é a sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) marcada para novembro de 2025. Mas, até lá, uma série de eventos preparatórios movimentam a agenda ambiental em torno do assunto.

A  capital paraense será sede de várias reuniões em agosto, sendo a principal delas a Cúpula da Amazônia. Sendo assim, os eventos Pré-COP 30 vão colocar a cidade no centro das discussões climáticas com uma programação nacional e internacional. 

As reuniões terão a presença de líderes mundiais, chefes de Estado e representantes da sociedade civil. Então, os encontros giram em torno da discussão sobre sustentabilidade na Amazônia. Confira a Agenda do Meio Ambiente para agosto:

Fórum das cidades amazônicas 

O evento vai ocorrer nos dias 3 e 4 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções. É uma reunião entre prefeitos dos países Pan-Amazônicos promovida pela Prefeitura de Belém. Assim, o objetivo é conversar sobre políticas públicas para impulsionar a urbanização sustentável da região.

A intenção com o encontro é criar a “Carta de Intenção das Cidades Amazônicas” com diversas recomendações. Logo, está prevista a participação de prefeituras do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Cúpula da Amazônia 

O anfitrião da cúpula será o governador Helder Barbalho (MDB-PA) e terá a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disto, os chefes de Estado dos países do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A Cúpula da Amazônia é uma iniciativa do governo federal e deve reunir os chefes de Estado para debater a cooperação entre os países amazônicos com países que fazem parcerias para o desenvolvimento sustentável da região. A reunião então vai ocorrer nos dias 8 e 9 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções.

Outras reuniões

1ª cúpula judicial ambiental da Amazônia – juízes e florestas  – reunião promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a jurisprudência brasileira em temas ambientais e climáticos. Será nos dias 4 e 5 de agosto, das 9h às 19h, no  Auditório Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos – Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). 

Então, o evento terá a participação de Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ e dos ministros do STF Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.

Reunião diálogos amazônicos – organizada por entidades da sociedade civil, será no Hangar – Centro de Convenções, entre e  4 e 6 de agosto.

Diário Talks – Organizado pelo Diário do Pará, DOL e Hydro, será no dia 10 de agosto, às 19h, no Hotel Grand Mercure. O tema da reunião então é “A inovação como rota para a produção com sustentabilidade na Amazônia”. 

Palestra internacional

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é uma reunião que terá a participação do 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon. Mas, também, a presença do ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, e do ex-presidente da Colômbia, Iván Duque.


A reunião será no Hangar – Centro de Convenções, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, das 17h às 21h30 (primeiro dia), das 9h às 18h (segundo dia) e das 9h às 11h (terceiro dia). A palestra magna será com Ban Ki-Moon, no dia 30 de agosto.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: