Durante o mês de julho, a região Nordeste registrou nove recordes na geração de energia por meio de fontes eólicas e solares. Nesse sentido, as marcas são registradas no Sistema Interligado Nacional (SIN).

No país, a região é considerada privilegiada em relação a incidência solar e na geração de energia a partir de matrizes energéticas diversificadas.

De acordo com registro recente, de fevereiro deste ano, cerca de 890 parques eólicos estavam instalados no país.

Registros

Dessa forma, para exemplificar a sequência de novas marcas, a região Nordeste contou no dia 13 de julho com produção solar correspondente à 6.597 MW, um quantitativo que corresponde à 53,3% da demanda do território por energia.

Antes disso, o recorde anterior ocorreu no dia 4 de julho, com registro de 5.752 MW. Apenas na primeira quinzena do mês, doze recordes foram atingidos.

Nesse ano, é esperado que até o mês de setembro se observe a intensificação dos ventos no Nordeste, fator que corrobora para o fortalecimento da produção de energia eólica na região.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 7 – Energia Acessível e Limpa

Leia mais: