(Foto: Ruber Couto / Assembleia Legislativa)

Parlamentares atualmente considerados pelo líder do governador Ronaldo Caiado (DEM), Bruno Peixoto (MDB), como integrantes da base do democrata articulam a criação do que eles próprios chamam de “centrão”.

O grupo tem definidos cinco deputados, de diferentes partidos, mas pode chegar a oito nomes, e terão reunião em almoço hoje em restaurante na Capital para fechar como a atuação se dará. A princípio, não há intenção de oficializar o grupo na casa como um bloco ou mesmo tratar demandas junto ao governo de forma pública.

Na prática, o objetivo é fazer frente, com unidade, a pontos de insatisfação interna. Além da distribuição de cargos no interior, que não atenderia às realidades locais pela proposta apresentada pelo secretário de Governo, Ernesto Roller, os deputados também reclamam da ocupação de espaços na administração apenas por pessoas do grupo relacionado ao DEM, da falta de autonomia de Bruno e Roller para atender demandas, além do não atendimento por secretários estaduais.

De perto

A articulação é acompanhada com preocupação pelo Palácio das Esmeraldas e é ponto fundamental para que projetos prioritárias ainda não tenham sido enviados à Casa, como a reforma administrativa e novas regras para o Passe Livre Estudantil.

Oficial

Quando perguntado sobre a base, Bruno Peixoto mostra otimismo e garante o diálogo com o secretário de Governo se dará de forma frequente. Avalia que insatisfações “pontuais” tendem a ser resolvidas em breve.