Sagres em OFF
Rubens Salomão

BNDES destina R$ 5 bilhões em crédito para minerais ‘estratégicos’ na transição

O BNDES em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) realiza chamada pública, com o orçamento de R$ 5 bilhões, com foco em transição energética e descarbonização. O plano realizará fomento de planos de negócios que visem a transformação de minerais estratégicos para os processos de avanço de práticas sustentáveis no setor produtivo brasileiro.

As propostas poderão ser submetidas a partir desta segunda-feira (13), até 30 de abril. Os resultados terão divulgação em 12 de junho. O objetivo é desenvolver cadeias de minerais como lítio, terras raras, níquel, grafite e silício. Além de mobilizar investimentos para a fabricação de células de baterias, células fotovoltaicas e ímãs permanentes, entre outros componentes.

O BNDES e o Finep vão investir tanto em capacidade produtiva como em pesquisa e inovação no setor de minerais. A iniciativa envolve linhas de crédito, participação acionária em empresas e recursos não reembolsáveis. O apoio vai abranger plantas em escala industrial e, também, plantas-piloto ou de demonstração que integrem estudos em curso com vistas à viabilização de novas capacidades industriais.

minerais estratégicos painel solar silício
Foto: Painéis solares são exemplo de uso de ‘minerais estratégicos’ para transição energética, já que são feitos de silício. (Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Minerais

“A presente chamada poderá alavancar nos próximos anos investimentos em um volume de 5 a 10 vezes o orçamento disponibilizado”, diz o BNDES. A exploração de minerais estratégicos é necessária para assegurar a transição energética, já que são essenciais para a fabricação de peças e equipamentos associados à ideia de energia verde.

Silício

Por exemplo, há demanda por silício para os painéis fotovoltaicos usados na geração de energia solar e por níquel e lítio para produção de baterias. Eles também são chamados de minerais críticos, tendo em vista que sua disponibilidade atual é limitada, embora a exploração venha crescendo gradualmente.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.