Jair Bolsonaro e Fernando Haddad vão disputar o segundo turno para presidente do Brasil (Foto: Divulgação)

 

O embate entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) está marcado para o dia 28 de outubro. Os dois candidatos foram os mais votados na eleição deste domingo (7) e garantiram presença no segundo turno. Com forte crescimento na reta final da campanha, Bolsonaro quase atingiu a pontuação mínima para levar a disputa ainda nessa etapa inicial. O candidato do PSL venceu no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o petista levou a melhor no Norte e Nordeste

Quase 30 milhões de brasileiros não compareceram às suas zonas eleitorais neste domingo, um índice de ausência que representa 20,3% do total do eleitorado. O total de votos foi superior a 110 milhões, com nove milhões de votos brancos ou nulos.

O candidato mais bem votado, Jair Bolsonaro, recebeu cerca de 47% dos votos, com uma quantia de 48 milhões de votos. Na segunda colocação, Fernando Haddad teve quantia superior a 30 milhões de votos. O terceiro presidenciável da lista foi Ciro Gomes (PDT), com 12,5% dos votos.

O PSDB, que desde 1994 conseguiu vencer duas eleições e esteve presente no segundo turno nas últimas quatro disputas, ficou fora do segundo turno. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin recebeu apenas 4,85% dos votos. A lista, em ordem por posição, tem João Amoêdo (Novo), Cabo Daciolo (Patriotas), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

Desde a exclusão do nome do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Bolsonaro passou a liderar a corrida presidencial, sempre em crescimento. Fernando Haddad, que entrou na disputa em setembro, também se fortaleceu durante a disputa e venceu o confronto contra Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).