O avanço da eletrificação da frota de veículos no Brasil, deve exigir maior oferta de energia elétrica. Para suportar a demanda crescente, até o ano de 2030, o país deve atingir a marca de 80 mil pontos de recarga de carros elétricos, segundo dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

De acordo com a dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), atualmente, o país possui em operação mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos, além da rede de recarga privada das concessionárias de carros elétricos.

Neste cenário, estão sendo adotadas algumas medidas para incentivar o setor de mobilidade elétrica, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos elétricos e híbridos.

Além disso, especialistas avaliam a necessidade da criação de programas estaduais e municipais de incentivo à mobilidade elétrica e a ampliação da infraestrutura de recarga em locais públicos ou semipúblicos, como rodovias, shoppings, estacionamentos e postos de combustíveis.

Leia mais sobre o assunto

Carros elétricos preservam meio ambiente através de energia limpa

ABRAVEi questiona medida do Inmetro sobre divulgação de autonomia dos carros elétricos