Hoje (15), durante o Fórum Econômico para América Latina, evento realizado no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil tem tomado medidas consistentes contra a crise financeira mundial. Segundo ele, o Brasil vem fazendo a parte dele e por esse motivo está enfrentando melhor a crise.

 

 

“Também porque nunca sucumbimos aos dogmas do estado mínimo. Nem deixamos de adotar ações rigorosas de cunho social. O governo tomou medidas para manter a liquidez do sistema financeiro. Adotou providências para que as empresas continuem tendo acesso ao crédito e está estimulando o consumo pelas vias da desoneração tributária”, disse.

 

 

Na opinião de Lula, é necessário ter uma maior fiscalização no sistema financeiro. Ele acha que é preciso re-estabelecer a fiscalização com uma certa urgência.

 

 

“Ou seja: nós precisamos entender que, no século 21, depois do desastre do sub-prime, depois do desastre da falta de regulação, o sistema financeiro precisa estar umbilicalmente, moralmente, eticamente e financeiramente comprometido com o setor produtivo do mundo”, afirmou.