O Brasil assumiu o compromisso de recuperar 12 milhões de hectares de florestas no Acordo de Paris. Para cumprir a meta, portanto, é necessário contratar mão de obra para o manejo das áreas e a produção de cerca de 10,5 bilhões de mudas. Assim, o país pode gerar mais de 5 milhões de empregos com a recuperação de florestas.
A informação consta na publicação do Instituto Escolhas: Mais de 5 milhões de empregos: os bons frutos da recuperação florestal. Patricia Pinheiro é gerente de projetos do Escolhas e destacou as atividades social e ambiental da estratégia de recuperação florestal.
“Ao investir na recuperação florestal de forma estratégica, o país tem a oportunidade de criar soluções ambientais e sociais, considerando que essa atividade demanda mão de obra intensiva e, ao mesmo tempo, oferece possibilidades para segmentos vulneráveis ao desemprego”.
Treinamento
Patricia Pinheiro apontou a necessidade de estratégias para os novos empregos. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem as American Climate Corps, iniciativas do governo para treinamentos em atividades de conservação florestal e fontes renováveis de energia.
A intenção do governo norte-americano é direcionar grandes contingentes de pessoas para as vagas que estão surgindo nas atividades econômicas baseadas na natureza. “O Brasil tem um gigantesco potencial de geração de empregos nessas mesmas áreas. Cabe ao governo criar caminhos para a formação e qualificação da mão de obra necessária para impulsionar a economia da floresta”, afirmou Pinheiro.
Investimento de bilhões
O Brasil precisará investir R$ 228 bilhões para recuperar os 12 milhões de hectares até 2030. Assim, as primeiras vagas de emprego serão para a implementação e manejo.
Desta forma, o estudo aponta o surgimento de 2,5 milhões de empregos na fase de implementação. Para o manejo, a expectativa é de 390 mil vagas, no entanto, espera-se mais 2,3 milhões de vagas de empregos para manejo contínuo. Além da geração das mais de cinco milhões de vagas de emprego, a recuperação dos 12 milhões de hectares de florestas podem remover 4,3 bilhões de toneladas de CO2 da atmosfera.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: