A Bezos Earth Fund contemplou o Brasil com uma doação de US$ 2,5 milhões para um projeto pioneiro de pesquisa de espécies de árvores nativas da Amazônia e da Mata Atlântica. A organização que investe em programas voltados para o clima e a natureza pertence ao CEO da Amazon, Jeff Bezos.

O valor doado será para o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Silvicultura de Espécies Nativas (PP&D-SEN) da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Então, o projeto lançado em 2021 está na fase de estruturação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O programa reúne diversas instituições de pesquisa, entre universidades, empresas, governos, sociedade civil e financiadores. Assim,  o PP&D-SEN é considerado o primeiro programa nacional de pesquisa de espécies florestais nativas que possui um valor econômico e produtivo. 

A gestão dos recursos da Bezos Earth Fund será do Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia, da Universidade Federal do Sul da Bahia e da Coalizão Brasil. A rede prevê a implantação de dois sítios de pesquisa.

Pesquisa

A rede vai utilizar os recursos doados para divulgar a silvicultura de espécies nativas, melhorar a biodiversidade nos biomas Amazônia e Mata Atlântica e restaurar a produtividade. Além de melhorar a gestão e a conservação de áreas protegidas, entre outras atividades.

Mas outras atividades incluem treinamento, capacitação e disseminação de conhecimentos. O projeto prevê ainda a contribuição com propostas de políticas públicas para órgãos como o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: