Sagres em OFF
Rubens Salomão

Brasileira pode presidir órgão das Nações Unidas sobre crise climática

Doutora em Estatística Espacial pela University of Sheffield (Inglaterra), Thelma Krug é o nome do Brasil para liderar o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). A pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é candidata ao comando do órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que responde pelas avaliações científicas sobre o avanço da crise climática global.

Os balanços do IPCC servem para negociações internacionais e devem orientar as ações nacionais integradas para enfrentar o problema. A eleição está prevista para esta quarta-feira (26), na 59ª Sessão Plenária do IPCC, em Nairóbi (Quênia). Caso consiga a eleição, Krug terá mandato de 5 anos e será a primeira mulher no posto. A eleição de Thelma também representaria a primeira vez que alguém da América Latina e Caribe esteja frente do painel. A brasileira é a atual vice-presidente do IPCC.

Presente na cidade africana e no debate internacional sobre a crise climática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, lidera uma delegação nacional reforçando a campanha pela candidatura da pesquisadora brasileira. O evento conta também com a presença da secretária-geral do Itamaraty, a embaixadora Maria Laura da Rocha.

crise climática Thelma-Krug
Foto: Brasileira Thelma Cruz pode ser eleita para presidir órgão da ONU sobre crise climática. (Crédito: IPCC/Divulgação)

Crise climática

Em discurso na Embaixada do Brasil em Nairóbi, Marina frisou que o Brasil renovou o compromisso com o meio ambiente. “Trabalharemos incansavelmente para unir a comunidade internacional em favor de compromissos coletivos ambiciosos, para combater o aquecimento global. Desde agora e até a COP 30, que pretendemos realizar na cidade de Belém, no coração da Amazônia”, declarou a ministra.

Brasileira

Segundo Marina, a próxima diretoria do IPCC terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos em meio a um dos momentos mais críticos da história da humanizada, causado pela emergência climática.

Elogios

“Cientista renomada, detentora de vasto conhecimento sobre múltiplos fenômenos relacionados ao tema, a Dra. Thelma Krug reúne todas as qualidades imprescindíveis para liderar o IPCC em seu sétimo ciclo de avaliação. Caso eleita, ela será a primeira mulher e a primeira representante da América Latina e Caribe a presidir o IPCC”, disse ainda a ministra.

Força

“Esperamos contar com o IPCC forte, unido e capaz e dotar a comunidade internacional do conhecimento científico que a situação requer”, acrescentou.

Experiência

O Itamaraty e o Ministério do Meio Ambiente se articulam para que a eleição da cientista. Ela tem mais de 21 anos de experiência no IPCC e foi a primeira mulher a ocupar sua vice-presidência. Uma de suas maiores preocupações é com a velocidade das mudanças climáticas, e que os dados científicos tenham divulgação com maior frequência pelo órgão.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.