Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Especialistas debatem dificuldades para ingressar em universidades e apontam saídas

Repense do último domingo (23) mostrou que as universidades são vistas por muitos como uma saída para encontrar uma realidade melhor. Mas, infelizmente, esse sonho não é tão fácil de alcançar, já que muitos jovens não conseguem arcar sozinhos com os custos da faculdade. As bolsas de estudo são uma porta de entrada de jovens de baixa renda em faculdades de todo país.

Assista ao Arena Repense na íntegra:

Para debater o assunto, a Arena Repense desta terça-feira (25) recebeu a professora Telma Garcia, o diretor jurídico da Associação Brasileira de Mantededoras de Ensino Superior (ABMES), Bruno Coimbra. Além disso, a coordenadora pedagógica da Renapsi pólo Rio Grande do Sul, Idala Xavier, e a jovem aprendiz, Anne Júlia Xavier.

Há uma desigualdade entre alunos da rede pública e particular, sendo que a universidade federal tem muito mais alunos que vêm de escolas particulares. Assim, o estudante da escola pública acaba tendo que optar pela graduação paga, necessitando da bolsa de estudos. Para Telma Garcia, as cotas também são boas alternativas.

“Nós temos na UFG, mas também nas demais instituições federais, as cotas, em que 50% das vagas dos estudantes é para escolas públicas. Noss perfil da UFG a gente tem mais do que 50% de estudantes que são da rede pública e, quando a gente fala da questão de bolsas, temos o viés socioeconômico”, explicou.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Bolsas para as universidades

Se as bolsas de estudos oportunizam a entrada de estudantes mais vulneráveis, por outro lado os investimentos também podem trazer vantagens às universidades. De acordo com Bruno Coimbra, as instituições buscam ter uma responsabilidade social bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

“Dentre as dez dimensões da Lei dos Sinais, a questão da responsabilidade social é uma delas. É uma missão intrínseca às instituições como uma forma de incrementar seu público, cumprir o papel social das instituições de educação superior e também com outras políticas. Como atividades extensionistas, o atendimento ao ProUni, ou Fies”, argumentou.

Assista ao programa na íntegra no link acima.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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