(Foto: Arquivo)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) reuniu-se na manhã desta terça-feira (16) com 28 deputados estaduais a pretexto de apresentar um balanço de seus 100 dias de governo, mas o tema principal era a construção de sua base aliada. Até a semana passada o governo tinha atraído 24 parlamentares para sua bancada na Assembleia Legislativa, número insuficiente para garantir aprovação de projetos que exigem quórum mínimo de dois terços dos deputados, ou seja, 25 votos. A presença de 28 parlamentares no encontro de hoje deixou governistas animados.

“Esta base está sim ao lado do governador Ronaldo Caiado”, afirmou o líder do Governo, Bruno Peixoto (DEM). Segundo ele, a reunião consolidou o que já estava “desenhado”. Para o deputado Cairo Salim (Pros) a base está consolidada. Já secretário de Governo, Ernesto Roller, foi mais cauteloso. Já tivemos 24 [deputados], chegamos a 26 e vamos chegar a um número de 28 deputados que vamos tratar como base do governo”, disse.

Entre os presentes, a única novidade foi o deputado Henrique Arantes (PTB), filho do ex-deputado federal Jovair Arantes. Henrique estava negociando sua adesão à base, mas seu nome ainda não havia sido confirmado. Além dele, participaram do encontro com o governador os deputados Amauri Ribeiro e Major Araújo (PRP); Humberto Teófilo e Paulo Trabalho (PSL); Humberto Aidar, Paulo César Martins e Bruno Peixoto (MDB); Rafael Gouveia e Zé Carapô (DC); Diego Sorgatto (PSDB); Thiago Albernaz e Amilton Filho (Solidariedade); pastor Jefferson Rodrigues (PRB); Cairo Salim, Vinicius Cerqueira e Rubens Marques (Pros); Iso Moreira, Doutor Antônio, Chico KGL e Álvaro Guimarães (DEM); Charles Bento e Júlio Pina (PRTB); Henrique César (PSC); Virmondes Cruvinel (PPS); Eduardo Prado (PV), Wagner Neto (Patriota) e Karlos Cabral (PDT).

Estava prevista na reunião a discussão sobre os projetos da segunda parte da reforma administrativa e a alteração do programa do passe livre estudantil. Segundo os presentes, os temas foram citados, mas não discutidos. O secretário de Governo deve detalhar os projetos em outro encontro. As propostas devem ser enviadas à Assembleia apenas na próxima semana.