Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo do Jovem Aprendiz é lançada na Câmara 

Foi lançada na manhã desta quarta, 10, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo do Jovem Aprendiz. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além de deputados federais, autoridades e representantes da Demà Jovem by Renapsi e do Programa Aprendiz na Câmara. 

De autoria do deputado federal pelo Tocantins, Carlos Gaguim (União Brasil), a Frente tem como objetivo principal promover políticas públicas para aprendizagem profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho.  

“A Frente propõe criar condições para que o espírito empreendedor dos jovens floresça, e para que o primeiro emprego seja uma porta de entrada para uma carreira de sucesso, não um desafio quase intransponível. Buscamos aqui promover políticas públicas para aprendizagem profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho, de modo a fortalecer as iniciativas que são desenvolvidas em todo o país e trazer novas perspectivas à juventude brasileira”, declarou o deputado.  

O requerimento para a criação da Frente foi apresentado em 2023 e endossado por mais de 200 deputados, destacando a relevância do tema e a importância do debate quanto às políticas públicas de formação e inclusão laboral juvenil.  

Para o CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno, os desafios enfrentados pela juventude em geral são significativos e essas frentes precisam ser ampliadas também nos estados para que mais iniciativas surjam para auxiliar os jovens criando uma grande força política em prol da juventude.  

“O que eu percebo é que hoje a aprendizagem ainda está em 50% do potencial que poderia chegar. Temos 500 mil jovens do Brasil contratados mas se seguíssemos a Lei esse número ultrapassaria 1 milhão de jovens contratados através das empresas. Isso mostra que a aprendizagem ainda tem um espaço enorme pra crescer e mostra também que ainda falta, nos diferentes estados, apoio dos políticos para enfrentar e implementar os programas de aprendizagem e eu penso que os políticos deveriam criar mais frentes para seguir a implementação desses programas que tanto são importantes aqui no Brasil”, afirmou Juan.  

Exemplo dentro da Casa 

Reconhecendo a importância da aprendizagem e o valor da oportunidade, a Câmara Federal já desenvolve, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi, o Programa Aprendiz na Câmara. No fim de março, 180 jovens foram integrados à Casa e passaram a desenvolver atividades prática no âmbito administrativo.  

“O Programa aqui na Câmara dos Deputados é um Programa líder no Brasil que ajuda a quebrar o ciclo de pobreza, mas é mais que isso, oferece trabalho, renda, formação e fortalece o trabalho na área de tecnologia. Mais do que renda e formação, preparamos o jovem para o mercado de trabalho, para serem empreendedores, e sobretudo para a vida”, pontuou o CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno. 

Apoio ao empreendedorismo juvenil 

Segundo o CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno, 25% dos jovens aprendizes da instituição, dentro de um período de dois anos de contrato, desenvolvem atividades como empreendedores – criando seu próprio negócio.  

“Não se trata só desse programa, tem que ser um programa com qualidade. Durante esses dois anos que o jovem está dentro do programa nós trabalhamos com competências socioemocionais que são essenciais para fortalecer e preparar os jovens para o mundo do trabalho, e sobretudo para o empreendedorismo – comunicação, colaboração, criatividade, e senso crítico, que são competências fundamentais”, afirmou Juan.  

O gestor explica ainda que 25% dos cursos da instituição – o que corresponde a mais de 100h – são destinados à área de tecnologia, abrangendo temas como pacotes de Office, inteligência artificial e outros temas, fortalecendo a importância da tecnologia e inovação no ambiente da aprendizagem e do empreendedorismo juvenil.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Leia mais: