O cientista político, Pedro Célio, analisou em entrevista à Sagres 730 nesta segunda-feira (2) o cenário da disputa eleitoral para a Prefeitura de Goiânia. Para ele, a aproximação do ex-governador Maguito Vilela (MDB) com o senador Vanderlan Cardoso (PSD), divulgado na pesquisa Serpes/O Popular, aponta um quadro de polarização na campanha eleitoral e de possibilidade de segundo turno.

Pedro Célio analisou os aspectos para o crescimento nas intenções de voto de Maguito Vilela. O primeiro é o áudio em que Vanderlan defende o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, usado na campanha do MDB. Outro ponto, de acordo com o especialista, é a comoção da população em relação ao estado de saúde do candidato Maguito Vilela.

“Em primeiro lugar o vídeo, temos que levar em conta porque ele foi muito explorado, não apenas pelos candidatos, mas também pelo mundo político em geral e junto ao próprio vídeo teve a manifestação do Vanderlan se desculpando, me parece que a emenda ficou pior que o soneto e isso interferiu a trajetória de adesão de votos a ele”, disse. “Por outro lado, eu não sei ainda interpretar os efeitos da situação de saúde de Maguito Vilela. A ideia de uma enfermidade grave, trás a impossibilidade do candidato, tanto de continuar com a campanha como na hipótese de uma futura gestão. Mas tem o lado da comoção, então para mim é uma variável que está pouco decifrada”.

https://soundcloud.com/sagres730/manha-sagres-715-entrevista-com-o-cientista-politico-pedro-celio