Foto: Goiás Agora
O governo do Estado de Goiás inaugurou nesta quarta-feira (27) o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD) situado na Avenida Anhanguera, esquina com a Alameda das Rosas, no Setor Aeroporto. O Cead contará com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social e médicos nutricionistas. Foram gastos pelo governo estadual na construção e adaptação do hospital cerca de R$ 1,5 milhão, mais R$ 400 mil mensais de custeio.
O chefe do Serviço de Endocrinologia e Diabetes do Hospital Geral de Goiânia e responsável pela nova unidade, Nelson Rassi, destacou a capacidade de atendimento do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes. “Hoje nós temos a capacidade inicialmente de atendimento de duas mil pessoas com diabetes por mês, mas a nossa intenção é de aumentar esse número”, concluiu.
O titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Leonardo Vilela, apontou quais são os serviços que serão oferecidos aos diabéticos. “Todo tipo, desde o tratamento com especialista, médico endocrinologista, passando por vários profissionais que são importantes para prevenir a evolução da doença, as complicações e as sequelas da diabetes”.
Um dos idealizadores da criação do hospital para pessoas com diabetes, o vereador Jorge Kajuru, ressaltou que a unidade deve atender pacientes de todo Estado de Goiás. “Esse centro de diabéticos está sendo entregue para todo estado de Goiás e vai poder atender a todos, não só desde o pré-diabético, até quem necessite da cirurgia diabética e a cirurgia bariátrica, ambas que já estão sendo realizadas.”
O Centro de Diabetes também funcionará como um ambiente de pesquisa, com treinamento para profissionais da Atenção Básica, que serão capacitados para atender pacientes em seus municípios.