O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) está entre os 40 líderes globais convidados pelo líder norte-americano, Joe Biden, para a Cúpula Virtual sobre o Clima. De acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca, também foram convocados os chefes de Estado da Rússia, Vladimir Putin e da China, Xi Jinping, além das principais europeias.

A nota ressalta que o objetivo do encontro é discutir a urgência e os benefícios econômicos de uma ação climática mais firme.

Mas o Brasil não está no centro das atenções do encontro. O especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, avalia que a cúpula representa uma tentativa de pressão dos Estados Unidos sobre a China para que reduza seus níveis de poluição do meio ambiente.

“Quando a gente fala de um acordo de líderes mundiais que vão pressionar as outras nações e demais potências para uma economia mais sustentável, a gente está falando também em China, em uma possível desaceleração da economia chinesa se ela não se enquadrar nas novas condições. Por isso que não há somente uma pressão sobre o Brasil”, analisa.

Confira a entrevista a seguir no STM #250