(Foto: Divulgação)

Já virou tradição: a torcida do México é uma das mais animadas da Copa do Mundo. A cada quatro anos, os mexicanos invadem o país do Mundial, com seus sombreros, sua alegria e é claro, uma das músicas mais conhecidas das Copas: Cielito Lindo, escrita por Cortes e Quirino Mendoza e adaptada pelos torcedores mexicanos.

> Ouça o podcast do quadro ‘Vai Que é Copa’
– por Thiago Arantes, direto de Barcelona-ESP

{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/409615266&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}

Mas, nos últimos anos, a torcida – que sempre apoiou a seleção tricolor – transformou-se num problema. Tudo por causa do famoso grito que os mexicanos costumam dedicar ao goleiro rival na hora do tiro de meta.

O grito, considerado homofóbico, levou a Fifa a multar a Federação Mexicana, e dar um ultimato durante a Copa das Confederações: se os torcedores gritassem outra vez, o jogo poderia até mesmo ser suspenso.

O técnico Juan Carlos Osório saiu em defesa dos torcedores. “Alguns acham que é um desrespeito, um insulto… mas a ideia do grito não tem nada a ver com isso. Espero que a federação faça um comunicado, fale com a Fifa e que isso fique claro de uma vez por todas”, disse o comandante mexicano.

A Federação Mexicana preferiu não peitar a Fifa, e reagiu com uma campanha em que os jogadores pediam para os torcedores mudarem o grito. “Desta vez, vamos pedir um favor: mude o grito. Porque mudando, você ajudará a nossas crianças. Grite México na hora do tiro de meta, e a federação doará o equivalente a uma multa para apoiar os esportes nas escolas”, disseram os jogadores mexicanos.

Polêmica à parte, o México se classificou para a Copa com tranquilidade, e uma campanha quase perfeita. E os torcedores já se preparam para invadir a Rússia, seja com um grito, ou com o outro…

A Seleção Mexicana vai precisar de apoio para superar o difícil Grupo F, onde enfrentará Alemanha, Coreia do Sul e Suécia.