Você sabe o que é ”upcycling”? Essa palavra significa reutilização e propõe o reaproveitamento criativo de materiais que seriam descartados pensando no meio ambiente. No Circula Roupas desta semana você vai conhecer uma estilista que usa a técnica para fazer vestidos de noiva.

A estilista Su Martins tem um ateliê em Goiânia que é uma tecidoteca. A biblioteca de tecidos e sobras de outros materiais garimpados são usados na criação de roupas e acessórios exclusivos. Foi a partir do que já tinha no acervo que Sue teve a ideia de reaproveitar material também para vestido de festa e de noiva. Confira a seguir

“Eu queria inserir na noiva essa questão da sustentabilidade, inserir os resíduos, mas eu não sabia como pôr em prática. Com confiança, ousei falar do meu desejo para essas mulheres”, disse Martins.

Sue Martins contou que começou a propor a reutilização de materiais para as noivas que procuravam seu ateliê e que a ideia foi bem aceita pelas clientes. “As noivas ficaram confiantes e felizes com o resultado. E eu não parei e não vou parar mais”, afirmou a estilista.

Você vai conhecer duas histórias de mulheres que fizeram seus vestidos de noiva com a estilista. A primeira é a história da Aline Lima Carlos, que já tinha a peça que não servia mais e a transformou para o casamento.

“Eu achava o vestido maravilhoso e pensei que se eu tivesse um vestido como aquele ou se tivesse servindo ainda em mim, com certeza usaria pra casar”, disse.

Através do upcycling, Sue recriou o vestido todo. Aline contou o que um detalhe tornou a escolha de transformar a peça ainda mais especial. 

“Ela tirou partes para colocar pra cima, acrescentou coisas que fizeram toda diferença, como a manga, abertura nas costas, os babados na saia e foi um sonho. Eu adorei a ideia de que o meu vestido veio de uma viagem que fiz com meu noivo em 2019 e foi mudado para esse momento”, relatou Aline. 

Quem também usou a ideia do upcycling com a Sue Martins foi a Luciana Nunes.

Ela disse que já morava com o marido e o casal tem uma filha de três anos. Quando decidiram oficializar a união, eles queriam algo mais simples e Luciana desejava uma peça que caísse bem com a ocasião.

“Queria um vestido pronto para alugar ou comprar, mas não estava achando do jeito que eu queria. Achava vestidos muito elaborados para casamentos maiores, mas queria simples, principalmente que eu conseguisse aproveitar depois em outras ocasiões”, lembrou Nunes.

Luciana Nunes entrou em contato com Sue Martins e encontrou peças que se tornaram o seu vestido de noiva. A partir de um retalho de  renda, a estilista modelou o vestido. A jornalista incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo.

“Às vezes é um pedaço de vestido que está sobrando, é o vestido de uma amiga que já usou, da irmã, da mãe ou da avó. Existem várias peças sentimentais que a gente pode trazer de volta ao uso, adaptando e mudando pra usar num momento especial ou uma ocasião de festa”, afirmou.

Confira edições anteriores:   

Circula Roupas: customizar é alternativa para traje de festa junina original, bonito e sustentável

Circula Roupas: conheça a técnica do toy art para criar brinquedos educativos e decorativos a partir da costura

Circula Roupas: feira de artesanato foi destaque no dia das mães, em Brasília