As unidades da Hemorrede registraram queda nos estoques de sangue durante essa pandemia, enquanto há um aumento na demanda do estado. Em outubro, por exemplo, a queda foi de 36%.

Em entrevista ao Sinal Aberto II, a diretora técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais explicou por conta das viagens de fim de ano a demanda aumenta e o número de doações diminui.

“Historicamente temos uma queda nas doações no início de dezembro e com o aumento da demanda. Considerando que nós estamos nesse momento de pandemia, existe uma preocupação maior. Por isso nós convocamos os doadores para que venham nesse período tanto de Natal, quanto de ano Novo”, afirmou.

Ana Cristina ainda destacou que o Hemocentro irá funcionar na véspera dos feriados de Natal e Ano Novo. “Há um decreto do governador para que seja ponto facultativo, mas nós abriremos dia 24 e dia 31, das 08h00 às 12h00 para estendendo esse atendimento e assim garantir a manutenção desse estoque de sangue” informou.

Para ser um doador de sangue basta ter entre 16 e 60 anos e estar em bom estado de saúde. Antes da doação é importante se alimentar bem, evitando alimentos gordurosos e comparecer ao Hemocentro com máscara e, portando, um documento com foto.

O estado de Goiás conta com nove Unidades do Hemocentro nas cidades de Rio Verde, Catalão, Ceres, Jataí, Porangatu, Formosa, Quirinópolis, Iporá e Goiânia. Na capital, o Hemocentro fica localizado na Avenida Anhanguera, ao lado do Hospital Materno Infantil.

Por conta da pandemia da Covid-19 as doações estão sendo agendadas para evitar as as aglomerações. O doador pode realizar o agendamento pelo site do Hemocentro ou pelo telefone: 0800 642 0457. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00.