83 dias: esse é o tempo que o Goiás segura a lanterna do Campeonato Brasileiro de forma consecutiva. Já na última posição entre as rodadas 7 e 9, o time deixou a condição com a vitória sobre o Internacional. Na 11ª rodada, contudo, o triunfo do Red Bull Bragantino sobre o Ceará, além do adiamento do jogo contra o Flamengo, colocou os esmeraldinos no 20º lugar novamente – sem mudanças desde então.

Desde a promoção da dupla Augusto César e Glauber Ramos ao comando técnico da equipe principal, o Goiás conquistou sete dos 15 pontos disputados, em cinco jogos. As vitórias sobre Palmeiras e Atlético Goianiense, além do empate com o Fortaleza, com um intervalo sem sucesso diante de Grêmio e São Paulo, possibilitaram os alviverdes goianos a sonharem com uma reação no Brasileirão.

Embora a diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Sport, ainda seja de seis pontos, um objetivo possível na 25ª rodada da Série A é deixar a última posição do campeonato. Com 19 pontos, está a apenas dois e um atrás de Coritiba e Botafogo, respectivamente. Por isso, o novo encontro com o Grêmio, neste sábado (12), às 21h, no estádio Hailé Pinheiro, vale muito para os esmeraldinos.

Goiás

Em um processo de reformulação do seu elenco, o Goiás se despediu nesta semana de Lucão (atacante) e Victor Andrade e Gilberto Júnior, dispensados após o final dos seus contratos. O mesmo deve acontecer na próxima terça-feira (15) com Keko Villalva, enquanto Lucão (zagueiro), Juan Pintado, Caju, Sandro, Daniel Bessa, Henrique Almeida e Kevin Quevedo, que têm vínculo até 31 de dezembro, também estão fora dos planos.

O único atleta com possibilidade de extensão do contrato é Rafael Moura, destaque no último jogo ao marcar o gol da vitória. O camisa 9 alviverde avaliou sobre os pontos positivos da nova dupla de ataque da formação, ao lado de Fernandão, em que o time de Augusto e Glauber “ganha muita força, experiência, a primeira e a segunda bola, porque cada um sabe onde que o outro dará aquela ‘casquinha’. O esquema de jogo nos favorece”.

Inclusive, a expectativa é que o 3-5-2 seja mantido, embora o zagueiro Heron esteja suspenso por acúmulo de cartões amarelos e Chico siga em recuperação por conta de uma lesão muscular. Mesmo caso de Taylon, ausente nos últimos dois jogos por lesão no adutor. Dessa forma, a tendência é que Iago Mendonça retorne ao setor depois de ter sido titular contra o São Paulo, quando jogou por 90 minutos – porém do lado direito da zaga.

Também seguem indisponíveis os atacantes Vinícius Lopes, que trata lesão parcial no ligamento colateral do joelho direito, e Douglas Baggio, que está em processo de transição por um problema muscular na posterior da coxa. Já Daniel Bessa, fora dos gramados há dois meses, desde o empate com o Botafogo, em 19 de outubro, voltou a treinar normalmente e está à disposição da comissão técnica.

Grêmio

Time com a maior série de invencibilidade do futebol brasileiro neste momento, o Grêmio não sabe o que é perder há 17 jogos, desde 11 de outubro. No Brasileirão, a série sem derrotas é de nove partidas, com sete vitórias no período. Na quarta colocação da tabela, com 40 pontos, os tricolores gaúchos têm ainda a defesa menos vazada do campeonato, com 20 gols sofridos em 23 jogos.

O foco dos comandados de Renato Gaúcho, contudo, é outro. Depois de empatar com o Santos no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, o Grêmio precisa vencer fora de casa na próxima quarta-feira (16). Por isso, apenas seis atletas habitualmente titulares na formação viajaram para Goiânia: Vanderlei, Walter Kannemann, Diogo Barbosa, Matheus Henrique, Luiz Fernando e Pepê.

Enquanto Diego Souza está suspenso, jogadores como Victor Ferraz, Pedro Geromel e Maicon nem mesmo foram relacionados para o jogo desta noite, enquanto Paulo Miranda, Jean Pyerre e Alisson estão lesionados. Em relação ao onze inicial, Renato Gaúcho não deu muitos indicativos, embora alguns dos titulares presentes em Goiânia possam ser utilizados desde o começo.

Campeonato Brasileiro da Série A – 25ª rodada

12 de dezembro de 2020 (sábado)
Athletico Paranaense x Atlético Mineiro – 17h – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Red Bull Bragantino x Fortaleza – 17h – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Internacional x Botafogo – 19h – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Palmeiras x Bahia – 19h – Allianz Parque, São Paulo (SP)
Ceará x Atlético Goianiense – 21h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)

13 de dezembro de 2020 (domingo)
Flamengo x Santos – 16h – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Corinthians x São Paulo – 18h15 – Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Sport x Coritiba – 18h15 – Ilha do Retiro, Recife (PE)
Vasco da Gama x Fluminense – 20h30 – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Ficha técnica: Goiás x Grêmio

Data e horário: 12 de dezembro de 2020 (sábado), às 21h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Neuza Inês Back (SP)
Quarto árbitro: Osimar Moreira (GO)
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP)

Prováveis escalações

Goiás: Tadeu; David Duarte, Fábio Sanches e Iago Mendonça; Shaylon, Miguel Figueira, Ariel Cabral, Breno e Jefferson; Fernandão e Rafael Moura. Treinador: Augusto César e Glauber Ramos

Grêmio: Vanderlei (Paulo Victor); Luis Orejuela, David Braz, Walter Kannemann (Rodrigues) e Bruno Cortez; Darlan e Matheus Henrique (Lucas Silva); Ferreira, Thaciano (Robinho) e Pepê (Luiz Fernando); Diego Churín. Treinador: Renato Gaúcho