O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima da média   para diversas áreas de Goiás no mês de dezembro. As previsões indicam que o volume pode superar os 300 mm no estado. Portanto, Goiás está numa faixa que o Inmet estima chuvas acima da média e mais regulares no último mês do ano. A área inclui diversas partes do Centro-Oeste e do Sudeste.

Figura (a) precipitação de chuva e figura (b) temperatura média do ar do modelo climático do Inmet para o mês de dezembro de 2023 (Fonte: Inmet)

O mapa acima indica a previsão de chuvas (a) e a temperatura média do ar (b) para o mês de dezembro de 2023. Então, o tom em azul sobre o estado mostra em quais regiões haverá mais precipitação. Assim, é possível observar que a área mais ao sul de Goiás terá mais volume de chuva, enquanto o Norte e o Leste do estado apresentam tendência de chuva abaixo da média.

Em relação a temperatura, a maior parte do estado terá termômetros mais amenos, mas com uma pequena área ao norte indicando altas temperaturas.

Clima do país

O clima do Brasil no mês será marcado pela chegada do verão no dia 22 de dezembro. Conhecida pelas altas temperaturas e os grandes volumes de chuvas, a estação chegará com precipitações mais regulares no centro e no sul do país.

Em contrapartida, o verão terá chuvas abaixo da média histórica no Nordeste e no Norte. Estão entre as regiões com baixo volume os estados do Amazonas, Pará e Tocantins. Assim, essas áreas aparecem com tons em cinza, amarelo e laranja no mapa de chuvas do Inmet. A previsão é de volumes inferiores a 200 mm. 

No entanto, nas outras áreas do país é esperado que os volumes superem os 300 mm, caso do estado de Goiás.

Temperaturas

Apesar das chuvas, o modelo climático do Inmet indica que a temperatura média do ar para o mês de dezembro será alta em quase todo o país. A região Sul apresenta tons em cinza e azul indicando baixas temperaturas na maior parte de sua área.

Porém, onde o mapa aponta a prevalência dos tons em amarelo e laranja a expectativa é de que as temperaturas sejam acima da média. São os casos das Regiões Norte e Nordeste. Por lá, então, as médias podem superar 28ºC. 

O texto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: