Meta nacional
O Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima publicou em setembro, a pedido pelo Ministério do Meio Ambiente, uma revisão que adequa o objetivo do Brasil em relação ao clima: chegar em 2025 com uma emissão máxima de 1,34 GtCO2e (gigatonelada de dióxido de carbono equivalente), o que representa uma redução de 48% em relação a 2005, segundo o quarto inventário nacional. Já para 2030, a meta é chegar a 1,21 GtCO2e (redução de 53% na mesma base de comparação).
Essa revisão acontece depois de quatro anos com aumento nas taxas de desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado e com isso torna maior o desafio do Brasil em cumprir a sua NDC (sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada), segundo o Observatório do Clima.
A perspectiva divulgada a última terça, 31, pelo Observatório do Clima utilizou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório. Segundo o Observatório, o caminho para o Brasil conseguir cumprir a meta de redução de emissões de gases de efeito estufa é intensificar o combate ao desmatamento na Amazônia, que sozinho responde por 36% das emissões brutas do Brasil.
Boas práticas brasileiras
Durante a COP 28, o presidente Lula deve apresentar as ações sustentáveis da agropecuária brasileira, como o programa de recuperação e conversão de pastagens degradadas, segundo informou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Em reunião na última semana, Fávaro atualizou o presidente sobre o posicionamento brasileiro na Conferência e sobre o programa brasileiro de produção sustentável, que prevê a recuperação e conversão de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis.
“O Brasil pode crescer e incrementar 40 milhões de hectares com agricultura, pecuária e floresta, mas com respeito ao meio ambiente principalmente, sendo um exemplo para o mundo. Este é um dos exemplos que o presidente Lula vai levar para a COP”, afirmou o ministro ao final do encontro.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima.
Leia mais: