O primeiro turno eleitoral de 2022 será no dia 2 de outubro, entre as 8h e as 17h. Nesse dia, os brasileiros vão às urnas para decidir quem vão governar nos próximos 4 anos. De acordo com a Constituição Federal, no primeiro turno, são eleitos os deputados estaduais e federais e senadores. Somente o pleito para governador e presidente seguem para o segundo turno, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos nas urnas.

Com o fechamento das urnas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão responsável pela apuração dos votos e contabilização dos números com segurança. Para isso, é feito um processo técnico que conta com uma série de protocolos para que não ocorra nenhum erro e o ganhador seja divulgado.

Antes da votação

  • Antes da votação, no dia 2 de outubro, os mesários checam se as urnas estão prontas para receber os votos. A partir do relatório emitido pelas urnas, que mostra todos os candidatos ao pleito e, claro, sem votos, conhecido como “zerrísima”, há a comprovação de que elas estão zeradas e sem votos registrados.

    Assim que as salas de votação são abertas e o eleitor chega, o mesário confere os documentos necessários para que o cidadão vote e que não entre com celulares nas cabines. Em seguida, o eleitor poderá votar nos seus candidatos e sair da sala.
  • Apuração
  • No final do dia, quando encerra o horário de votação, todos os os membros da mesa eleitoral, imprimem cinco cópias do boletim que mostra a soma de todos os votos registrados nas urnas e o número de pessoas que votaram. Dos cinco, três boletins são encaminhados para o cartório eleitoral, um para a seção eleitoral e o último para o representante do partido político. Esse documento também é gravado em um pendrive para que o mesário leve até uma rede separada no TSE.

Todos os votos dos eleitores são gravados em um arquivo chamado Registro Digital do Voto (RDV). Quando a votação encerra, o RDV faz a soma dos votos de cada candidato.

  1. Conforme os boletins chegam no TSE, o órgão faz soma dos votos de cada urna. Quando todos os boletins chegam e o tribunal finaliza a apuração dos votos de cada candidato, é informado o resultado das eleições. Para finalizar, o Tribunal Superior Eleitoral faz a divulgação oficial das apurações no seu próprio site e no aplicativo do órgão, disponível para iOS e Android.

Leia mais: