Uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) em parceria com o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estuda métodos para explorar o dióxido de carbono (CO2) como valor para a indústria.

A ideia é reutilizar ou converter o gás em compostos químicos de valor agregado. O estudo está descrito no Journal of Photochemistry & Photobiology A: Chemistry. Assim, a possibilidade de conversão se torna uma alternativa para a indústria reduzir a emissão do CO2 na atmosfera, pois o gás é um dos maiores promotores do efeito estufa.

O meio para isso acontecer, segundo o estudo, é através da mimetização de processos naturais,  como é o caso da fotossíntese.

Pesquisa

O objetivo do estudo é reutilizar o CO2 na indústria. Então, O experimento ocorreu com pequenas quantidades de óxido de cobre em um semicondutor composto por vanadato de bismuto e óxido de bismuto. Observou-se efeitos positivos na redução fotoquímica de gás. E ainda que o CO2 melhorou a transferência de carga, aumentou a absorção de luz visível e a produção de acetona e metanol. 

Com o método, é possível capturar uma grande quantidade de CO2 no momento que o gás está sendo produzido. Na extração de petróleo, por exemplo, é possível utilizar um fotocatalisador para transformá-lo em outra molécula orgânica.

Uso na indústria

É com essa transformação que o CO2 então adquire outro valor agregado, como o combustível. O metanol, por exemplo, é um combustível para carros e aviões. Além de ser um solvente muito importante para a indústria farmacêutica e na produção de plásticos e biodiesel.

O gás transformado poderia ser usado para produzir acetona, que é um solvente em esmaltes e tintas. Importante em vernizes e na extração de óleos. Além da fabricação de fármacos, explosivos e em diversas outras aplicações químicas.

*Com informações da Agência Fapesp

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Leia mais: