O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 7 e 11 de setembro.

  • Goiânia contrata médicos para suprir demanda das unidades de urgência e emergência da rede municipal de Saúde
  • Lockdown curto e auxílio emergencial foram determinantes para a retomada da economia em Goiás
  • Em entrevista exclusiva à Sagres: Ministro Onyx Lorenzoni diz que programa Renda Brasil está pronto e que será apresentado em dezembro
  • Pesquisa Diagnóstico, em parceria com o Sistema Sagres e o jornal Diário de Manhã aponta que Iris Rezende venceria em 1º Turno; Vanderlan lidera a pesquisa para prefeito em cenário com ausência de Iris
  • Ainda no cenário político: Ex- governador Maguito Vilela busca unidade com ala Irista para disputa eleitoral em Goiânia
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana
  • Conteúdo perdido e desigualdades estão entre desafios da alfabetização no retorno às aulas presenciais

Saúde

Novas contratações

A Prefeitura de Goiânia abriu um novo chamamento público para o credenciamento de médicos. As vagas são destinadas para, atuação na rede municipal, de médico clínico geral com salário de R$10,8 mil para plantão de 24 horas semanais.

A secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, afirmou que os novos profissionais vão reforçar o atendimento nas unidades de urgência e emergência que funcionam 24 horas. “Os médicos vão preencher o quadro de servidores das unidades que serão reabertas, como a UPA Chácara do Governador”, afirmou a secretária.

Lockdown

O curto período de lockdown foi determinante para a retomada da economia em Goiás, e os números provam isso. A arrecadação de tributos no Estado conseguiu superar o registrado no ano passado de janeiro a agosto, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Houve um acréscimo de 171 milhões 926 mil reais em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados da Secretaria da Economia.

“Isso foi fazendo com que a economia retomasse. Desde a nossa previsão inicial, era uma situação realmente catastrófica. Depois da situação mais complicada que foi o mês de abril, que refletiu na arrecadação de maio, que teve uma queda da ordem de 17%, refletida exatamente por causa de um freio muito forte na atividade econômica”, analisa Aubirlan Vitoi, subsecretário da Receita Estadual.

Segundo Aubirlan Vitoi, o mês de agosto foi surpreendente em relação à arrecadação. O subsecretário acrescenta que, em condições normais, não haveria esse volume de recursos arrecadados nesta época do ano.

Política

Ministério da Cidadania

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, revelou à Sagres 730 nesta semana, que o programa Renda Brasil está pronto e deve ser apresentado depois que o governo concluir o pagamento da última parcela da ajuda emergencial. O Governo Federal informou que o auxílio emergencial será prorrogado somente até dezembro, mês em que se encerra o estado de calamidade pública no Brasil.

Onyx Lorenzoni afirmou que o governo não incluiu o recurso do Renda Brasil no orçamento de 2021, porque não queria “misturar os sinais”, ou seja, deve primeiro concluir o auxílio emergencial e depois o Renda Brasil virá. Questionado de como será resolvida a questão de fonte de recurso orçamentária para o projeto, o ministro detalhou que já tem orçamento para o próximo ano e que nos próximos meses deve ajustar os detalhes do orçamento do ano de 2021.

Eleições 2020

O Instituto Diagnóstico divulgou uma pesquisa eleitoral, em parceria com o Sistema Sagres e o jornal Diário da Manhã, com as intenções de voto dos goianienses para a escolha do próximo prefeito da capital. No cenário apresentado, na pesquisa estimulada, o atual prefeito Iris Rezende venceria em primeiro turno, com 51,7% das intenções de voto. Adriana Accorsi (PT), com 8,2% e Elias Vaz (PSB), com 4,6%, completam a lista dos três primeiros.

A pesquisa é divulgada 15 dias depois do anúncio oficial de aposentadoria do atual prefeito de Goiânia. O senador Vanderlan Cardoso  lidera pesquisa a prefeito de Goiânia com com 16,8% das intenções de voto em cenário com ausência de Iris. Adriana Accorsi (PT) é a segunda colocada com 11,5% da preferência dos entrevistados. Maguito Vilela (MDB) é o terceiro com 10,9%.

A pesquisa indica que num cenário sem Iris Rezende (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD), a deputada estadual e pré-candidata do PT, Adriana Accorsi e o pré-candidato do MDB, Maguito Vilela estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa que é de 3,9%.

Maguito Vilela

O ex-governador Maguito Vilela foi apresentado oficialmente como pré-candidato do MDB a prefeito de Goiânia. Ele destacou pontos de continuidade da gestão de Iris Rezende, como o equilíbrio fiscal e a realização de várias obras. Evento está sendo realizado em um hotel da cidade e Maguito está ao lado de vereadores do MDB na capital.

Anuncio a minha pré-candidatura a prefeito. Com a desistência do nosso ídolo, Iris Rezende Machado, conversando com todo o universo partidário, tomamos a decisão que o MDB precisa ter candidato, pois está fazendo a gestão, o equilíbrio fiscal na prefeitura e lançou várias obras”, afirmou Maguito.

O pré-candidato fez vários elogios a Iris Rezende e disse que o trabalho feito precisa ter uma sequência.  Maguito disse que as obras que não forem concluídas no atual mandato serão entregues em um eventual governo dele por Iris. “Aquelas que não conseguir inaugurar, ele é que vai inaugurar”, declarou.

Sagres em Tom Maior

Prejuízos na alfabetização

Quando as aulas presenciais voltarem em todo o Brasil, um dos principais desafios das escolas será avaliar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 em relação à alfabetização. É o que explica a especialista em Alfabetização, Maria Alice Jungueiro, em entrevista à Sagres TV nesta terça-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização.

“Ter um diagnóstico do que realmente foi perdido ou avançado, e a partir daí desenvolver um trabalho bem consistente no sentido de recuperar, principalmente com as crianças em processo de alfabetização, aquilo que foi perdido. Esse não é um desafio pequeno, é preciso ter muita clareza de quais são os direitos de aprendizagem garantidas às crianças na Base Nacional Comum Curricular e saber traçar prioridades”, argumenta.

Maria Alice Jungueiro acredita que poderia haver maior engajamento por parte do Ministério da Educação. Só durante a pandemia, foram duas trocas de comando no MEC. O atual, Milton Ribeiro, assumiu recentemente, em em meados de julho.

Tempo seco

A falta de chuvas segue em Goiás, com isso a umidade do ar diminui consideravelmente, e pode provocar problemas de saúde e prejudicando os órgãos mais sensíveis do corpo, como os olhos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou, nesta terça-feira (8), o alerta laranja de baixa umidade.

Segundo o oftalmologista Humberto Borges, nesta época do ano, a baixa umidade relativa do ar colabora para o surgimento de quadros alérgicos, além do próprio olho seco. “Sintomas como vermelhidão nos olhos, irritação, ardência, coceira e sensibilidade à luz ficam mais comuns neste período”, explicou.

De acordo com o Humberto Borges, existem dicas valiosas para evitar sintomas desagradáveis provocados pela umidade baixa.

“Orientamos o paciente sobre a necessidade de procurar umidificar o ambiente, principalmente em locais que existam ar-condicionado, pois ele retira a umidade do ar. É importante colocar vasilhas com água ou toalhas molhadas para ajudar a diminuir esses sintomas”, afirmou Borges.