Pesquisa realizada pelo Instituto Diagnóstico sobre a corrida eleitoral para à Prefeitura de Goiânia, divulgada nesta sexta-feira (11), pelo Sistema Sagres, indica que num cenário sem Iris Rezende (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD), a deputada estadual e pré-candidata do PT, Adriana Accorsi e o pré-candidato do MDB, Maguito Vilela estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa que é de 3,9%.

De acordo com o levantamento, Adriana está à frente com 13% das intenções de voto, contra 12,3% de Maguito que foi apresentado como pré-candidato pelo MDB nesta quinta-feira (10). Ele entrou no processo após o prefeito Iris Rezende ter informado em 25 de agosto, que não será candidato à reeleição e que encerrará a carreira política dele no final do mandato.

Leia Mais: Vanderlan lidera pesquisa com ausência de Iris
Leia Mais: Iris Rezende venceria no 1º Turno se fosse candidato
Leia Mais: Elias Vaz lidera rejeição em pesquisa

O deputado federal Elias Vaz, pré-candidato pelo PSB aparece na terceira colocação com 6,2%; Francisco Júnior (PSD) é o quarto colocado tem 5,8%, mas o deputado federal corre o risco de ser substituído por Vanderlan. O PSD pretende definir a situação antes da convenção do partido.

O quinto na pesquisa é o deputado estadual Alysson Lima (Solidariedade) tem 5,6%. A vereadora Dra Cristina (PL) e o deputado estadual Major Araújo (PSL) estão empatados na sexta colocação com 5,0% das intenções de voto.

Na sequência aparece com 4,5% o pré-candidato do Cidadania, Virmondes Cruvinel, que também é deputado estadual.  O deputado Thiago Albernaz (Solidariedade) que não é mais pré-candidato foi indicado no levantamento com 3,7% à frente do pré-candidato do PSDB, deputado estadual Talles Barreto.

Wilder Morais (PSC) que definiu nome da vice dele nesta quinta-feira (10), tem 1,9% da preferência dos eleitores consultados. O deputado estadual Eduardo Prado que ainda divide pré-candidatura com Gustavo Gayer do Democracia Cristã (DC) aparece com 1,6% das intenções de voto.

Mariana Lopes que não figura mais como pré-candidata do PSOL foi citada 1,1% dos eleitores entrevistados.  O PSOL definiu em convenção no dia 31 de agosto o nome de Manu Jacob como candidata pelo partido nas eleições municipais em Goiânia.

Samuel Almeida (PROS) que oficializou candidatura na noite desta quinta-feira (10), e ainda definiu como vice o vereador Felizberto Tavares (Podemos), tem 0,5% das intenções de voto. A arquiteta Maria Ester de Souza tem 0,2%. Não votam em nenhum dos nomes citados, votos brancos e nulos somam 14,9%. Não sabe ou não opina: 16,6%.

Gênero

Ao analisar a estratificação deste cenário por gênero, o maior percentual dos dois primeiros colocados, Adriana Accorsi e Maguito Vilela é entre as mulheres. A petista tem 15,6% e o emedebista 13,2%.  Já o terceiro e quarto colocados na pesquisa, Elias Vaz e Francisco Júnior tem maior aceitação entre os homens. O primeiro tem 7,9% e o segundo 7,6%.

Faixa Etária

Entre os primeiros colocados, Adriana Accorsi tem maior aceitação entre pessoas acima de 60 anos, acima de 18,2% e o menor índice é entre pessoas entre 25 e 34 anos, com 11,7%. Já Maguito Vilela tem menor percentual entre a população idosa, com 10,4% e maior entre as pessoas com faixa etária entre 25 e 34 anos, tendo 13,8%. Elias Vaz tem maior índice entre os eleitores entre 45 e 59 anos, com 8,0% e Francisco Júnior tendo maior percentual entre aas pessoas com idade entre 35 e 44 anos, na ordem de 7,8%.

Escolaridade

Quando levando em consideração o nível de escolaridade, Adriana Accorsi tem maior preferência entre eleitores com Ensino Superior, na faixa de 15,3% e menor entre as pessoas que possuem Ensino Médio, em 11,8%. Já Maguito Vilela é o contrário, menor aceitação entre eleitores com Ensino Superior 10,2% e maior percentual entre pessoas com Ensino Médio, em 13,3%.

Metodologia

A pesquisa Diagnóstico, em parceria do Sistema Sagres e do jornal Diário de Manhã, foi realizada entre os dias 05 e 08 de setembro. Ao todo, foram ouvidos 625 eleitores residentes na cidade de Goiânia, com idades a partir de 16 anos. A margem de erro é de 3,9% para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é GO-04922/2020.

A pesquisa foi realizada nos seguintes bairros: Setor Aeroporto, Setor Marista, Setor Central, Setor dos Funcionários, Norte Ferroviário , Leste Vila Nova, Negrão de Lima, Crimeia Leste, Nova Vila, Crimeia Oeste, Urias Magalhães, Jardim Goiás, Setor Bueno, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Setor Oeste, Jardim América, Parque Amazônia, Nova Suíça, Universitário, Jaó, Jardim Novo Mundo, Vila Pedroso, Jardim das Amendoeiras, Jardim Aroeiras, Dom Fernando, Santo Hilário, Conjunto Caiçara, Vila Concordia, Vila Morais, Guanabara, Santa Genoveva, Sonho Dourado, Balneário Meia Ponte, Parque das Flores, Vale das Pombas, Vila Mutirão, Curitiba, São Carlos, Bairro da Vitoria, Finsocial,
Nova Esperança, Setor Centro Oeste, Parque Tremendão, Cândida de Moraes, Bairro Goiá, Vila Luciana, Vila Mauá, Bairro Ipiranga, Celina Park, João Vaz, Vera Cruz, Carolina Park, Lorena Park, Goiânia Viva, Residencial Buena Vista, Jardim Petrópolis, Capuava, Cidade Jardim, Sudoeste, Vila União, Parque Atheneu, Santa Cruz, Parque Anhanguera, Novo Horizonte, Vila Redenção, Alto da Gloria, Parque das Laranjeiras, Setor Coimbra, Campinas, Santa Helena, Vila São Jose, Eldorado, João Brás, Jardim Petrópolis, Jardim Presidente, Eli Forte, Jardim Presidente, Três Marias, Bairro Feliz, Vila Abaja, Itatiaia, Jardim Pompeia, São
Judas Tadeu, Goiânia 2, Residencial Jardim Cerrado, Moinho dos Ventos, Marechal Rondon, Maria Dilce, Alto da Glória, Conjunto Riviera, Aruanã, Jardim Brasil, Vila Montecelli.