O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.

  • Covid-19: Visita a presos volta em Goiás, mas com restrições
  • No cenário político: Mais de 80% dos eleitores conectados estão focados no candidato e não no partido
  • Entenda também a campanha do TSE para combater a desinformação durante as eleições
  • Além disso, você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana
  • Olimpíadas de Empreendedorismo da UFG incentiva a cultura empreendedora na comunidade
  • Outubro Rosa: Baixa cobertura para exames está entre maiores obstáculos de luta contra o câncer de mama

Pandemia

Flexibilização

Em reunião realizada nesta segunda-feira (28), integrantes do Centro de Operações Emergenciais de Goiânia (COE) discutiram medidas de flexibilização em Goiânia durante a pandemia do novo coronavírus.

Na discussão, o COE autorizou a liberação de estacionamentos de supermercados e shoppings centers e a ampliação do horário de atendimento dos centros de compras, como explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, Yves Mauro Ternes.

“Esses estabelecimentos já fazem o controle de entrada das pessoas, não necessitando das vagas de estacionamento para fazer esse tipo de controle. Em relação ao horário de funcionamento também foi aprovado porque parte do princípio de como se aumenta o horário de atendimento, consequentemente se diminui a densidade de pessoas que vão frequentar aquele estabelecimento”, afirma.

Visitas aos presídios

Os presos do sistema carcerário em Goiás voltarão a receber visitas a partir deste mês, mas não como antes da epidemia da Covid-19 chegar ao Estado. Após quase sete meses sem poder ter contato com familiares, os detentos agora terão direito a uma visita de uma hora de duração por mês, sem contato físico e mantendo uma distância de dois metros um do outro.

Advogados terão de seguir o mesmo protocolo, com a diferença que poderão se reunir com os clientes por meio de videoconferências quando necessitarem. O protocolo de visitas foi elaborado pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e aprovado com algumas sugestões de alteração pelo Comitê de Operações Emergenciais de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) estadual na semana passada.

Em vez de apenas um dia de visitas, agora todo dia será permitida a entrada de parentes (cônjuges ou companheiros, pais e irmãos) previamente autorizados. Entretanto, os presos serão divididos em grupos de 30, um para cada dia do mês e as visitas serão divididas em turnos matutino e vespertino.

Basílica do Divino Pai Eterno

Nova reitoria

No último domingo (27) o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, anunciou um novo reitor. Quem assumiu o cargo foi o padre João Paulo Santos. Ele substitui o padre Robson de Oliveira, que se afastou da função após o Ministério Público do Estado de Goiás iniciar uma investigação por suspeitas de desvios de dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno, a Afipe.

O novo reitor, João Paulo Santos, tem 37 anos e é natural de São João do Araguaia, no Pará. Ele exerce a função de padre há 11 anos e em sua trajetória como pároco atuou em três Seminários, foi vigário em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás e Vila Rica, no Mato Grosso.

Em entrevista ao Manhã Sagres desta terça-feira (29) o pároco disse que estava em Roma quando recebeu o contato do governo provincial e que até então não teria sido convidado para assumir a reitoria do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Eleições 2020

Intenções de votos

A pesquisa “O Eleitor Conectado Brasileiro” aponta que 31% dos entrevistados não acompanham o horário eleitoral gratuito, enquanto 52% afirmaram consumir conteúdo nas redes sociais todos os dias. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores conectados e contou com um grupo de pesquisadores na área de comunicação política.

O pesquisador em Comunicação Política, Marcos Marinho, explicou à Sagres 730 nesta quarta-feira (30), que essa pesquisa nacional contou com 3.995 eleitores respondendo o questionário, depois foi produzido o livro com artigos de 14 especialistas. “Nós fizemos essa pesquisa para tentar entender como é que o eleitor conectado tem essa interação com o candidato, qual tipo de conteúdo mais acessa, as redes que mais acessa, como é a dinâmica do voto, se é mais personalista, se ainda tem voto de legenda, se os partidos são relevantes”, disse.

Propostas

A candidata do PT à prefeitura de Goiânia nas eleições 2020, Adriana Accorsi apresentou como proposta no Plano de Governo encaminhado à Justiça Eleitoral, a construção da Marginal Capim Puba, ligando a Avenida Goiás Norte, abaixo da Rodoviária, até a região do Lago das Rosas, no Setor Aeroporto. Adriana relata que trata-se de uma sugestão feita por moradores.

Adriana Accorsi explicou que o trânsito é um assunto desafiante em uma grande cidade como Goiânia. Ela relatou que a Marginal Capim Puba seria para aliviar o tráfego, sendo uma alternativa para deslocamento. Adriana pretende buscar recursos federais para obra.

“Primeiro dizer que a questão do trânsito, é um desafio para nós, essa é uma sugestão da comunidade da região para que a gente possa desenvolver mais uma via expressa na cidade para desafogar o tráfego e assim para que a gente possa buscar recursos federais para fazer mais uma marginal”, afirmou a petista.

Sagres em Tom Maior

Outubro Rosa

O décimo mês do ano chegou, e com ele uma das campanhas mais importantes do ano. Ao longos próximos 31 dias, ações do Outubro Rosa são realizadas com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas esse trabalho acaba esbarrando na cobertura desse tipo de procedimento no país, como explica o mastologista do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), Regis Resende, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #110 desta quinta-feira (1º).

“No Brasil temos uma cobertura só de 20%. De 70% que seria o preconizado, nós fazemos só 20%. Isso já traz efeitos no consultório, na clínica privada. Nós vemos muitos tumores iniciais em que o tratamento é muito simples, muitas vezes não necessita de quimioterapia nem de retirar a mama. No SUS, por outro, a gente ainda muitos casos avançados, tumores que a paciente tem que começar fazendo a quimioterapia para depois retirar a mama, tratamentos muito mais agressivos, e a chance de sobrevida, de cura, bem menor”, afirma.

Fatores hereditários podem ser determinantes para casos de câncer de mama. No entanto, segundo Regis Resende, a doença pode acometer mesmo quem jamais teve registros na família.

“Na grande maioria dos casos, pode acontecer por acaso, com qualquer pessoa, inclusive em homens, apesar de ser de forma muito mais rara. Todas as mulheres têm de tomar cuidado, independente dos fatores de risco”, alerta.

Olímpiada de Empreendedorismo Universitário

A 7ª Olímpiada de Empreendedorismo Universitário (OEU) tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e colaborar para o desenvolvimento da competência empreendedora nas diferentes áreas do conhecimento e também mobilizar estudantes para o desenvolvimento de ações sociais.

Podem participar estudantes que tenham interesse em desenvolver soluções inovadoras e que estejam regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), em cursos de graduação ou pós-graduação em todo o Brasil.

Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior, Ivana Xavier, assessora administrativa do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (UFG), explicou em que fase está a Olímpiada deste ano.