O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 10 e 15 de maio.

  • Crise econômica é tão grave quanto pandemia da Covid-19, avalia secretário de governo de Goiânia;
  • Refis da Prefeitura de Goiânia deve chegar à Câmara nesta semana;
  • CCJ da Câmara de Goiânia aprova volta do quinquênio para servidores;
  • Vereadores precisarão refazer projetos de 190 emendas impositivas negadas pelo Paço;
  • Saiba o que acontece ao não aceitar as novas regras do WhatsApp;
  • Sem matéria-prima, Butantan diz que vai suspender produção da Coronavac nesta sexta (14);
  • Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19;
  • Bolsonaro sanciona lei que determina afastamento de grávidas do trabalho presencial;
  • Caiado decide liberar pesca esportiva na temporada do Rio Araguaia;
  • Eleição para presidência da Associação Goiana dos Municípios é marcada para 29 de junho;
  • Economista explica como as commodities viraram a salvação do agronegócio e da Bolsa de Valores Brasileira.

Crise

Na última quinta-feira (13/5), Goiás registrou 15.903 mortes provocadas pela Covid-19. Em Goiânia, 4.645 pessoas perderam suas vidas. Em entrevista à Sagres, o secretário de Governo de Goiânia, Arthur Bernardes, comparou a pandemia do novo coronavírus à crise econômica gerada pela doença.

Refis

Prefeitura de Goiânia encaminhará à Câmara de Goiânia um novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis). A previsão é que o Refis ocorra nos meses de junho e julho.

A medida havia sido anunciada pelo prefeito durante prestação de contas aos vereadores no mês de abril. A intenção é de favorecer a adimplências de pessoas física e jurídica diante do impacto socioeconômico da pandemia da Covid-19.

Quinquênio

Por unanimidade, a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou o projeto de lei que retoma o pagamento de quinquênios aos servidores. A proposta revoga o artigo 90, da Lei Complementar 011 de 1992, e recria o benefício para servidores públicos. A gratificação de 10% é adicionada ao vencimento dos servidores a cada cinco anos de trabalhos, com acúmulo por até sete vezes (35 anos).

Emendas negadas

Os vereadores da legislatura passada em Goiânia apresentaram em 2020, 442 emendas impositivas. Deste total, 252 foram acatadas, outras 190 foram negadas, por algum tipo de inconsistência e há necessidade de refazer projetos. Cada vereador pode apresentar emendas no valor de aproximadamente R$ 1,6 milhão, e levando em consideração o total de parlamentares, chega a R$ 60 milhões. A secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen foi à Câmara de Goiânia nesta terça-feira e deu prazo de 30 dias para que as correções as emendas sejam feitas.

WhatsApp

Você já aceitou as novas regras de segurança do WhatsApp? A atualização da política de privacidade do aplicativo vai entrar em vigor no sábado, dia 15 de maio. O aplicativo não vai apagar a conta de quem não aceitar esses termos, mesmo depois desse prazo, mas vai dificultar o envio de mensagens – e, após algum tempo, pode bloquear todos os recursos.

CoronaVac

Instituto Butantan anunciou que vai suspender a produção da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, por falta de matéria-prima nesta sexta-feira (14). O Instituto afirmou que não há mais o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e a produção só será retomada após a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de IFA.

Coquetel

Da Agência Brasil – A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso em caráter emergencial de um novo coquetel de anticorpos para o tratamento de pacientes com covid-19. A área técnica e os diretores avaliaram que o uso combinado dos medicamentos Banlanivimabe e Etesevimabe, da empresa Eli Lilly do Brasil, para casos em estágios iniciais traz benefícios, ainda que permaneçam algumas incertezas.

Grávidas

RICADO DELLA COLLETA / BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou um projeto de lei que determina o afastamento de atividades presenciais de funcionárias grávidas durante a pandemia, sem prejuízo na remuneração.

A proposta foi aprovada pelo Senado em 15 de abril. O texto estabelece que as trabalhadoras gestantes deverão permanecer à disposição para exercer suas atividades remotamente, por meio do teletrabalho.

Araguaia

Após reunião por meio de videoconferência com prefeitos, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), representantes de entidades empresariais e de trabalhadores da pesca e do turismo, o governador Ronaldo Caiado definiu, na quarta-feira (12/05), flexibilizar o decreto estadual 9.862 e liberar a pesca esportiva na região do Rio do Araguaia, com obediência rigorosa de protocolos sanitários para evitar a contaminação pela Covid-19. A decisão foi tomada após ouvir todos os envolvidos. No entanto, continuam proibidos acampamentos, festas, caminhadas ecológicas, entre outras atividades que provoquem aglomeração.

Associação Goiana dos Municípios

A Associação Goiana dos Municípios destituiu a atual diretoria em Assembleia realizada e convocou nova eleição, marcada para 29 de junho. A decisão ocorreu após imbróglio jurídico motivado pela prorrogação por um ano do mandato do ex-prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende (PSDB).

Commodities

A Bolsa da Valores Brasileira tem contado com um importante aliado nos últimos meses, que são as commodities. A Ibovespa acumula alta em seu valor de mercado em 2021. Para entender sobre o assunto o Sagres em Tom Maior da Sagres TV recebeu nesta terça-feira (11) o especialista em economia Luiz Carlos Ongaratto.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis