Conexão Sagres: Confira os principais destaques desta semana em Goiás

O Conexão Sagres desta semana traz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 12 a 16 de setembro.

Empreendedorismo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para a 9ª Olímpiada de Empreendedorismo Universitário. Em entrevista à Sagres, a gerente do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG, Cleonice Borges, detalhou que essa edição será totalmente online e qualquer graduando ou pós-graduando de todo o mundo pode participar.

“Isso permite que nós tenhamos uma maior abrangência de público e esperamos disseminar essa perspectiva empreendedora nos profissionais ainda dentro da academia”, disse Cleonice, que ainda explicou que as inscrições podem ser feitas de forma individual ou em grupo. “Se inscritos de forma individual, eles serão convidados a formar equipes, o que amplia networking desses estudantes”.

A competição oferece duas premiações para os estudantes. A primeira é na categoria Negócio Inovador, com trabalhos que tenham como objeto a proposição de empreendimentos para implantação ou implementação de um produto ou processo inovador com fins lucrativos.

Assista à entrevista na íntegra:

Transporte Coletivo

O Estado de Goiás deve começar a receber em breve parcelas de um recurso de mais de R$ 2,5 bilhões, liberados por meio de medida provisória, para custear a gratuidade de idosos no transporte público em todo o Brasil. O valor será dividido conforme o número de pessoas cadastradas, acima de 65 anos, em cada unidade da Federação. Em entrevista à Sagres, o coordenador técnico do Fórum de Mobilidade (Mova-se), Miguel Pricinote, afirmou que os cálculos feitos até o momento apontam para uma redução de 2,5% no valor da passagem, ou seja, em Goiânia e Região Metropolitana, a passagem poderá chegar a R$ 4,10.

“O Governo Federal tem que passar o valor para o Governo de Goiás até o final de dezembro deste ano. Por sua vez, o estado repassará para a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e ela encaminhará às operadoras por meio do Consórcio Redemob. Esse recurso tem que ser abatido do novo cálculo tarifário, que será feito em dezembro”, detalhou.

Assista à entrevista completa:

Eleições

A união de educação, política e comunicação resultou na criação do podcast Sagres Descomplica! Eleições, que foi lançado pelo Sistema Sagres de Comunicação. O podcast é divido em 4 capítulos e busca explicar, de forma simples, fatos e processos que fazem diferença na vida de cada cidadão.

Nesta primeira edição, o jornalista Samuel Straioto e o professor de Direito Eleitoral Alexandre Azevedo conversam sobre os cargos em disputa e quais as regras para que sejam eleitos. Nas eleições de 2022, o cidadão brasileiro elege políticos para cinco cargos diferentes: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Esta, inclusive, é a ordem em que os cargos aparecem na urna eletrônica.

No podcast, Alexandre Azevedo explicou, primeiramente, quais as regras para que cada candidato seja eleito conforme o cargo que disputa. Presidente e governadores são eleitos com votação majoritária ao obter maioria absoluta dos votos. Neste caso, os candidatos precisam ter mais de 50% dos votos válidos. “Se nenhum candidato conseguir, será realizado segundo turno, com os dois mais bem votados. Aí não tem jeito, no 2º turno, algum deles vai ser eleito. Se der empate, o que é difícil, será o mais idoso”, explica.

Confira o videocast completo:

Mulheres e Política

Com conversas tanto acadêmicas quanto informais e com a presença de convidados com experiência em temas como representatividade, comunicação e política, o Ambiente – Podcast é o novo podcast de contexto político (Eleições) da Sagres. Neste primeiro episódio, Laila Melo, Rubens Salomão e Thaís Dutra recebem a secretária municipal da Mulher, Tatiana Lemos, no estúdio, e, por vídeo, a professora e cientista política Luciana Santana para conversarem sobre mulheres e política.

No contexto, enquanto o Brasil tem a população formada com 52% de mulheres, que também representam 52% de todos os eleitores, o Congresso Nacional tem apenas 15% de mulheres como deputadas e senadoras. A secretária municipal Tatiana Lemos explicou que essa pouca representatividade ocorre porque as mulheres adquiriram a maioria dos direitos recentemente.

“Há pouco tempo, com a Constituição, que a mulher tem o direito de existir sem violência, direito à propriedade, a estudar, a votar e ser votada. Então, questões simples, que para os homens são comuns, há pouco tempo que nós mulheres conseguimos de fato e de direito”, detalhou Tatiana.

Confira a íntegra do novo podcast da Sagres:

Leia mais no Sagres Online: