Conexão Sagres desta semana traz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 19 a 23 de setembro.

Educação

A defasagem de aprendizagem dos alunos, como consequência da pandemia de Covid-19, interferiu nos dados do índice de educação básica (IDEB 2021) em Goiás. O estado continua entre os primeiros do país, agora ocupando a segunda posição, com índice na ordem de 4,78, sendo 4,6 na rede pública de ensino para o Ensino Médio.

Em entrevista à Sagres, a superintendente de organização e atendimento educacional da Seduc-GO, Patrícia Morais Coutinho, afirmou que os números em Goiás foram diretamente atingidos pela necessidade de se implantar um ensino remoto. Segundo ela, apesar das dificuldades, o indicie em Goiás é para se comemorar.

Assista a entrevista completa:

Prevenção de violência

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) realizou nesta semana, o I Seminário de Enfrentamento e Prevenção à Violência no Contexto Educacional para professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). O juiz Gustavo Assis Garcia disse que 800 profissionais da educação do município participaram da formação.

A iniciativa faz parte do Pilares, que é um projeto que a Justiça de Goiás, iniciado em 2018. “A principal finalidade desse programa é formar facilitadores para que eles possam participar de círculos de restauração de justiça em função da paz dentro das escolas e  prevenir conflitos existentes no ambiente escolar”, explicou Gustavo Garcia. 

Confira a entrevista completa:

Ambiente Podcast

No segundo episódio do podcast e videocast Ambiente – O Podcast de contexto político (Eleições), os jornalistas Rubens Salomão, Laila Melo e Thaís Dutra recebem a historiadora e antropóloga, Yordanna Lara, e a coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal, para tratar de representatividade e igualdade nas eleições 2022 e na sociedade brasileira. O podcast tem destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, da Agenda 2030 da ONU, que trata sobre redução da desigualdade dentro dos países e entre eles.

Sagres Descomplica

Nesta segunda edição do Sagres Descomplica, o jornalista Samuel Straioto e o professor de Direito Eleitoral Alexandre Azevedo conversam sobre o que os candidatos podem ou não fazer durante a propaganda eleitoral.

Na pré-campanha, por exemplo, a lei eleitoral diz que o candidato pode manifestar a intenção da candidatura, mas não pode pedir votos, por isso é chamado de pré-candidatura, de acordo com o artigo 36-A da Lei Eleitoral Nº 9.504, que estabelece as normas de propaganda eleitoral.

”Nada o impede de se apresentar como candidato, porque o fato de ele se apresentar como candidato na pré-campanha não significará a ele nenhuma violação à regra eleitoral”, explica Alexandre Azevedo.