O primeiro dia do 39º Congresso Espírita de Goiás, o primeiro realizado presencialmente pós-pandemia, movimentou o Centro de Convenções de Goiânia. A abertura oficial do evento, às 17h, contou com apresentação do Coral Vida e Luz no palco do Teatro Rio Vermelho, seguido de uma das palestras mais aguardadas desta edição: “O Espiritismo ante os novos tempos”, com Haroldo Dutra Dias, Gustavo Silveira e Victor.

Clique aqui e confira a programação, de 18 a 20 de fevereiro

Em entrevista à Sagres, o humanista, escritor e palestrante internacional Haroldo Dutra Dias, que participa do Congresso Espírita de Goiás há dez anos, faz uma reflexão sobre a atualidade e a vivência espírita em ted talk, um novo formato de apresentação em um ciclo de palestras no qual os convidados expõem suas ideias com interação do público.

“Vamos tratar de um tema que é como lidar, como abordar, divulgar, viver o consolador prometido agora no século 21, nesse momento histórico que estamos vivendo. Qual é o papel do espírita e qual e o papel da doutrina espírita norteando os seres que estão vivendo nesse momento?”, questiona.

Para Dutra Dias, é possível estabelecer uma relação entre espiritismo e a busca pela saúde mental. “Hoje eu estou convencido de que transição planetária é saúde mental. Não é tanto mudança geológica, embora isso ocorra, mas isso ocorre desde o início do orbe que está se acomodando geologicamente; não é apenas mudança social, já que as mudanças sociais vão ocorrendo à medida em que os seres vão evoluindo e demandando novas soluções, mas é sobretudo um caso de saúde mental. Segundo a OMS, de cada oito habitantes no mundo, um tem transtorno mental”, explica.

Além de humanista, escritor e palestrante internacional, Haroldo Dutra Dias é bacharel em direito, graduando em psicologia, pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS, mestrando em Neurociências pela UFMG e juiz de direito, autor de obras como “A Bússola e o Leme”, “MIND” e co-fundador do projeto Odisseia de Desenvolvimento Humano e Espiritual.

A expectativa da coordenação do evento é que mais de 1,5 mil pessoas visitem diariamente o 39º Congresso Espírita de Goiás em Goiânia.

Feira Espírita

Estêvão Costa de Andrade, presidente do GAN (Foto: Johann Germano)

O Congresso conta ainda com a Feira Espírita, espaço aberto ao público com diversos estandes de venda de artesanato, presentes, artigos espíritas e divulgação de campanhas em prol do movimento espírita. É o caso do Grupo Arte Nascente, o GAN.

“Nossa atuação, além de arte, música, teatro, também fazemos a divulgação de nossas campanhas, como a campanha ‘Nova Viagem’ contra a drogadição, o espetáculo ‘Vida, Uma Nova Viagem’ e o Circo das Almas, nosso último grande espetáculo”, afirma o presidente do GAN, Estêvão Costa de Andrade.

Neste domingo (19), às 21h, a banda do GAN, uma das pioneiras do movimento espírita em Goiás, se apresenta no Teatro Rio Vermelho. A apresentação é aberta ao público.

Registro histórico do espiritismo em Goiás

A feita também conta com um espaço dedicado ao resgate da Memória Espírita de Goiás, uma iniciativa da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO) que visa resgatar a história do Movimento em todo o Estado através da pesquisa de campo que alie doutrina, ciência e tecnologia.

“Colaboramos para o registro das 641 casas do movimento espírita cadastradas. Estamos no estande recebendo as pessoas que possam colaborar com os dados históricos de sua casa e também para reconhecer fotografias. É mesmo um trabalho de resgate”, destaca Eurípedes Velloso de Matos, um dos responsáveis pelo estande.

Euripedes Velloso de Matos (Foto: Johann Germano)

O objetivo é resgatar e registrar o histórico das instituições espíritas, destacando os pioneiros, o movimento espírita das cidades. Trata-se de uma biblioteca memorial com biografias, documentos e fotos, formando o acervo do respectivo Centro de Memórias, instalado nas dependências da FEEGO. Segundo Eurípedes Velloso, os dados e informações disponíveis no acervo contribuem inclusive em pesquisas acadêmicas em Goiás.

“Hoje, caso alguém queira conhecer sobre o movimento espírita em Goiás, já temos elementos, dados, fotografias que estamos resgatando. São documentos importantíssimos para o sentido histórico do espiritismo no estado”, conclui.

Leia mais