O benefício do contato com a natureza é amplamente reconhecido quando relacionado a práticas de saúde mental e bem-estar, como caminhadas ao ar livre, meditação em parques e até mesmo em medidas de conscientização ambiental.

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o contato com a natureza também apresenta benefícios quando o assunto é a melhoria do cotidiano escolar.

“Inserir valores ambientais permite que as crianças adquiram esses valores, mudando o seu comportamento. A educação formal e não formal é a única maneira de você mudar seu comportamento”, afirmou o professor Marcelo Marini Pereira de Souza, integrante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP).

Para o professor, o modelo ideal não é o de criação de disciplinas específicas para o contato com a natureza, mas que haja uma abordagem que providencie ao aluno a imersão em um ambiente repleto de árvores e projetos sustentáveis. Assim, a natureza se transforma em parte da rotina escolar, para além de um conteúdo na grade horária.

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Mudanças para o futuro

Apesar das vantagens elencadas por especialistas, a implementação de valores ambientais de forma aprofundada no ambiente escolar pode ser um desafio. 

Mais do que isso, é possível repensar os objetivos do ensino médio de modo mais amplo.

“É um empobrecimento muito forte de uma formação de três anos que poderia ter outra visão de mundo, de formação básica. É a última etapa da formação básica e nós a transformamos em um cursinho. O nosso ensino médio hoje é um grande cursinho”, destacou José Marcelino de Rezende Pinto. De acordo com o professor, existem lacunas significativas na postura atual presente no ensino médio.

*Com informações do Jornal da USP