Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/619097457&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source} 

A Chapada dos Veadeiros, é um dos principais atrativos turísticos de Goiás. O local é procurado principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico, e abrange municípios como Colinas do Sul, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Além de berço hidrográfico nacional, oferece belas paisagens naturais, entre elas cachoeiras divinas e enormes paredões rochosos.

Este, que hoje é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, já era o mais antigo patrimônio geológico do continente: o parque está localizado sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, formado há cerca de 2 bilhões de anos.

Localizada há apenas 230 km de Brasília, a tranquilidade da Chapada é um contraponto perfeito à agitadíssima capital política do país. Nos 648 km² que compõem a área do parque, encontramos impressionantes atrativos naturais que dão fama à região, como os Saltos do Rio Preto, a Catarata dos Couros, o Poço Azul, o Vale da Lua e a Cachoeira de Santa Bárbara.

Seu roteiro inclui desde passeios mais calmos, como observações de pássaros, massagens e meditações, até os mais radicais, entre eles rapel e tirolesa praticados próximos às quedas d’água. Nessa região, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvas começando em outubro e se estende até abril.

Saindo da capital federal, o caminho é pela GO-118, que está em bom estado de conservação e bem sinalizada em sua maior parte. Porém, é necessário redobrar a atenção após o município de São João D’Aliança, pois a estrada não possui sinalização, a pista é simples e não há iluminação.

Para falar sobre o turismo na Chapada dos Veadeiros, o Super destinos recebe o coordenador de Estruturação de Destinos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães.

Ouça, na íntegra