Na última partida em casa antes da parada para a Copa do Mundo, o Coritiba recebeu a equipe da Ponte Preta em Joinville e impôs seu ritmo de jogo na conquista da terceira vitória seguida na competição. Pressionando a todo momento, e contando com boa atuação de Ramon e Dudu, o Verdão provou quem manda na Arena Joinville e venceu por 2×1.
Sem poder repetir a equipe que entrou na última rodada, o técnico Ney Franco modificou o time com o retorno do atacante Ariel e a entrada do meia Ramon como titular, no lugar do suspenso Marcos Paulo.

Edson Bastos; Ângelo, Jeci, Demerson e Triguinho; Leandro Donizete, Ramon, Rafinha e Enrico; Dudu e Ariel. Foi este o time coxa-branca que entrou em campo para pressionar o adversário.

E só deu Coxa no primeiro tempo. Com posse de bola, velocidade no contra-ataque e marcação apertada, o alviverde teve o domínio do jogo e criou várias oportunidades de gol.

A primeira boa chance aconteceu com Ramon, aos 10 minutos. O meia matou a bola no peito fora da área e chutou com força para o gol de Eduardo, que tocou por cima.

Daí em diante o Coritiba só foi ataque. Aos 18’, o melhor lance da primeira etapa, que chegou a tirar o grito de gol da galera Coxa em Joinville. Na jogada, Rafinha saiu em contra-ataque e deu um passe certeiro para Enrico, que dominou na marca do pênalti e deu um leve toque por cima do goleiro. A bola seguiu lenta em direção ao gol, bateu na trave direita e saiu.

Dois minutos depois, Ramon recuperou a posse de bola e partiu em velocidade pela lateral esquerda. Na linha de fundo, o meia cruzou rasteiro para dentro da área e Enrico novamente teve a oportunidade de marcar, mas tocou por cima do gol.

Em outro lance, Ariel recebeu na área, matou no peito e caiu no chão, mesmo deitado, o atacante tocou para Dudu que chegava em velocidade. O garoto chutou forte e a bola passou à direita da meta.

Apesar das oportunidades, o gol coxa-branca não saiu e a equipe voltou com a mesma pressão para o segundo tempo.

Aos 14’, Dudu foi para o ataque, cortou o zagueiro e chutou com a perna direita no cantinho da meta da Macaca. A bola passou raspando a trave direita.

Com insistência, o gol saiu no lance seguinte. Ramon lançou para Dudu no ataque, o meia entrou na área, chegou na linha de fundo e tocou para trás. Rafinha entrou e não desperdiçou: tocou para o fundo da rede. Coxa 1×0.

E o alviverde queria mais. Um minuto depois, Ângelo tentou de longe e a bola passou pertinho do gol.

Aos 21’, deu Coxa mais uma vez. Dudu novamente entrou pela ala esquerda e tocou de trivela para Ariel, dentro da área. O atacante só teve o trabalho de tocar para o gol e sair para a comemoração. Coxa 2×0.

Durante a segunda etapa, o técnico Ney Franco realizou uma mudança no time coxa-branca sacando Ramon para a entrada de Tiago Real.

Com a vantagem no placar, o Coxa diminuiu um pouco o ritmo de jogo e forçou na marcação. Para dar mais consistência defensiva ao grupo, o treinador alviverde fez as duas últimas alterações. Entraram o zagueiro Lucas Mendes e o volante Andrade nos lugares de Enrico e Dudu, respectivamente.

Assim, o time passou a atuar com três zagueiros no 3-5-2, apostando nos contra-ataques.

Ainda no fim da partida, aos 40’, Rafinha roubou a bola na defesa e lançou Triguinho pela direita. O lateral foi derrubado na jogada e Naldo, da Ponte Preta, foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, deixando o Coritiba com um a mais em campo.

Descontando, a Macaca fez o gol para diminuir a diferença no placar. O adversário saiu em contra-ataque e Reis tocou cruzado, sem chance de defesa para Edson Bastos. A equipe alviverde reclamou de impedimento no lance, mas a arbitragem não assinalou.

Sem outras chances de perigo e conseguindo segurar o placar no final, a partida acabou com a vitória coxa-branca por 2×1.

No próximo sábado, a equipe coxa-branca viaja até o ABC paulista, onde irá enfrentar o Santo André, atual vice-campeão paulista, pela 7ª rodada do Brasileiro, a partir das 16h10, no estádio Bruno José Daniel. Depois disso, serão 38 dias sem partidas na competição, que terá paralisação para a disputa da Copa do Mundo 2010, que acontece na África do Sul. Neste período, o Coxa conta com a força de seus associados. O próximo compromisso em Joinville será dia 13 de julho, diante do Bragantino.