Na 5ª rodada do 1º turno do Goianão 2010, o estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, foi palco do jogo entre as equipes mais bem colocadas na competição. O líder e mandante, Crac, e o vice Atlético-GO jogaram para definir quem seguiria na como o melhor time. As ofensivas equipes acabaram ficando em 3 a 2.

Ouça os 5 gols da partida

Confira a tabela do Goianão 2010

O resultado deixou o Leão do Sul isolado na 1ª colocação, com 13 pontos, em 15 possíveis, com a melhor campanha até agora. Já o Dragão de Goiânia – que também apresentou bom futebol e chegou até a empatar o jogo – permanece na 2ª posição, com 8 pontos. Na próxima rodada, o Crac viaja para enfrentar a Anapolina e o Atlético-GO recebe o Morrinhos.

O jogo

A partida começou aberta desde os primeiros minutos, com o chamado “lá e cá”. Aos 5 min, o atacante Dangelo testou Márcio pela primeira vez, mas esbarrou na boa defesa do goleiro do Atlético-GO. No contra-ataque, Marcão recebeu dentro da área, mas demorou para arrematar.

Os dois times criavam bastante oportunidades, mas pecavam na hora de concluir. Os atacantes demoravam muito para chutar e os zagueiros acabavam se sobressaindo na marcação. Em uma das chances do Crac, aos 18 min, Alê Menezes recebeu na intermediária, balançou o corpo e bateu forte, mas, mais uma vez, os zagueiros atleticanos entraram na frente e impediram que a bola chegasse ao gol.

A resposta veio aos 23 min, com Róbston. Ele fez fila em direção ao gol do adversário, mas, na hora de arrematar, o volante Keliton desarmou o atleticano, de carrinho. Dez minutos depois, o mesmo Róbston perdeu a melhor chance do jogo, até aquele momento. Anaílson alçou bola na área e, de frente para o goleiro, o jogador bateu (de primeira) por cima do gol. E o primeiro tempo terminou com várias chances perdidas, para ambas as equipes. 

Tempo de gols

Na segunda etapa, logo no primeiro minuto, o Crac trabalhou bem a jogada e colocou o atacante Marcelinho – que entrou no lugar do contundido Dangelo – na cara do gol. O jogador teve tempo de parar, olhar para o goleiro Márcio e colocar a bola no canto, com o pé esquerdo. A torcida ia ao delírio e passava a ver o Leão pressionar os visitantes.

Dois minutos depois de sofrer o 1 a 0, em cobrança de falta, Róbston só não empatou porque o inspirado goleiro Zandoná se esticou para evitar o empate. Aos 6 min, o Atlético-GO teve outra chance de empatar a partida, com um forte chute de Juninho, de fora da área, mas Zandoná apareceu novamente.

A euforia do Crac passava aos poucos e as investidas do Atlético-GO aumentavam. Isso fazia com surgissem espaços para os contra-ataques dos donos da casa. O Rubro-negro contava com as boas defesas de Márcio, que só conseguiu fazer milagres até o contra-ataque armado aos 11 min da etapa final, quando Róbston foi desarmado. De pé em pé, a bola chegou para Rogério, dentro da área. O jogador bateu cruzado, forte. 2 a 0.

Atrás no placar, a equipe do Atlético-GO viu que precisava atacar mais, foi quando a estrela de Zandoná brilhou ainda mais. Aos 17 min ele demonstrou que o Crac, realmente, não poderia perder a partida. De voleio e de frente para o defensor catalano, o atacante Washington disparou um voleio na bola, mas o goleiro conseguiu espalmar a bola.

Mas, aos 22 min, Chiquinho foi derrubado e, na cobrança de falta, o meia Róbston cobrou com precisão e maestria. A bola cruzou toda a extensão da grande área, enganou o todo mundo na defesa do Crac e sobrou para o camisa 10, Elias, que não perdoou. 2 a 1, no Genervino da Fonseca. E o empate veio em seguida. Aos 31 min, de fora da área e de longe, Róbston bateu na bola – que viajou até a trave esquerda do gol catalano e foi morrer no fundo das redes -, 2 a 2.

O gol de Róbston – que empatara a partida em 2 a 2 – foi muito bonito. Entretanto, Thiago Gaúcho, mostrou que também sabe fazer golaços. O meia do Crac recebeu bola na intermediária, parou, pensou no que ia fazer, e mandou a bola no canto superior esquerdo de Márcio. 3 a 2.

Nas últimas jogadas perigosas da partida, o goleiro Márcio obrigou o goleiro do Crac a  buscar a bola no ângulo em cobrança de falta. Um minuto depois, Washington cabeceou de dentro da área e Zandoná defendeu, novamente, dando números finais a partida.

Ficha Técnica – Crac x Atlético-GO – 5° Rodada / 1° turno
Local: estádio Genervino da Fonseca, Catalão
Data: 31/01/2010 (domingo)
Horário: 17h
Árbitro: André Luiz Castro
Auxiliares: Cristian Passos e Juvenil Oliveira
Público: 5.865 pagantes

Gols – Crac: Marcelinho (1 min, 2°T); Rogério (11 min); Thiago Gaúcho (34 min, 2° T)

Gols – Atlético-GO: Elias (22 min, 2T); Róbston (31 min,  2°T)

Crac:
André Zandoná; Edimar, Paulista, Kelysson, João Paulo; Ronaldo, Tiago Gaúcho, João Vitor, Dangelo, Rogério; Danielzinho e Alê Menezes
Técnico: Nei Matta

Atlético-GO:
Márcio; Weslley, Gilson, Júnior e Chiquinho; Pituca, Tiago Martins, Róbston e Anaílson; Juninho e Marcão
Técnico: Artur Neto