A Universidade Federal da Bahia (UFBA) concedeu o Título de Doutora Honoris Causa à Creuza Maria Oliveira, que é agora a primeira trabalhadora doméstica condecorada com a honraria no Brasil. O reconhecimento da liderança sindical baiana ocorreu no dia 24 de novembro, na reitoria da UFBA. A homenagem é de autoria do Instituto de Psicologia (IPS) da universidade.

Com origem no latim, Doutor Honoris Causa significa “por causa da honra” e, portanto, é o título mais importante que uma Universidade concede a uma personalidade que contribuiu de alguma forma com à cultura, à educação ou à Humanidade.

“Esse título é da luta histórica das trabalhadoras domésticas”, afirmou Creuza Oliveira.

Luta pelo sindicato

Creuza Oliveira começou a trabalhar como doméstica aos 10 anos de idade. Mas logo começou a atuar pela criação do sindicato da categoria ao lado de outras trabalhadoras domésticas, com o objetivo de alcançar direitos trabalhistas e lutar contra o preconceito. O primeiro passo foi a fundação da Associação das Empregadas Domésticas da Bahia em 1986.

Somente depois da Constituição de 1988, a categoria das domésticas conseguiu criar o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia em 1992. Creuza Maria Oliveira foi fundadora da entidade e a primeira presidente do Sindoméstico/BA.

Atualmente, Oliveira é secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/BA). Além disso, a condecorada é coordenadora-geral do Instituto 27 de Abril e presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).

Luta pelo respeito do trabalho

Creuza Oliveira é uma das personalidades que aparecem no vídeo do Canal Preto “A luta pelos direitos das domésticas”. No depoimento, ela destaca a luta pelo respeito e o reconhecimento do trabalho de doméstica.

“Nesse processo histórico, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, mas é aquela coisa: ela assinou a Lei Áurea, mas não assinou nossa carteira, não nos deu moradia, não nos deu educação, e aí, vem o processo da criada. Aí, depois das criadas, as empregadas. E hoje nós lutamos e dizemos que somos trabalhadoras domésticas e que fazemos parte da classe operária brasileira e mundial”.  

Assista o vídeo na íntegra:

Um título para todas 

Diversas lideranças da categoria das trabalhadoras domésticas estiveram na homenagem à Creuza, dentre elas, Luiza Batista, coordenadora geral da FENATRAD e Cleide Pinto, a coordenadora de Atas. Em entrevista ao Jornal Correio, Creuza Oliveira fez questão de estender o Título de Doutora Honoris Causa a todas as trabalhadoras domésticas do país.

“Estou aqui com companheiras de longas datas que fazem parte da minha história pessoal e da luta, então, isso para mim é muito importante. Não é a Creuza que ganha, somos nós, são todas elas”, celebrou.

Leia mais: