As cidades baianas de Cachoeira e Cruz das Almas recebem a Mostra Ecofalante de Cinema, entre 31 de julho e 11 de agosto. O evento audiovisual é o mais importante da América do Sul com temas socioambientais. Então, serão exibidos gratuitamente 48 filmes premiados em festivais nacionais e internacionais.

O município de Cachoeira recebe a mostra de 31 de julho e 10 de agosto, no Cine Theatro Cachoeirano. Mas, em Cruz das Almas, as exibições serão no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre 31 de julho e 11 de agosto. 

Além da exibição dos filmes, o evento conta ainda com debates dos docentes da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e programação para estudantes do ensino fundamental I e II da rede pública municipal.

Temas socioambientais

Cena do filme Escute, a Terra foi Rasgada (Foto: Divulgação/Mostra Ecofalante)

A realização da mostra é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Assim, entre diversas instituições parceiras, a mostra tem organização da Ecofalante e do Ministério da Cultura. A ONG não governamental sem fins lucrativos cria projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da educação e da cultura.

Assim, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é o principal projeto da organização. A mostra então produz documentários, filmes, programas de televisão voltados ao meio cultural, educativo e socioambiental. Na edição da Bahia, a mostra destaca três filmes que estrearam mundialmente na 12ª edição do festival, em junho,  em São Paulo.

O primeiro filme é o “Escute: A Terra foi Rasgada”. A obra de Cassandra Mello e Fred Rahal Mauro é sobre três povos indígenas unidos em defesa de seus territórios. E outra obra é a “Cinzas da Floresta”, de André D’Elia, que retrata a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil. E ainda o “Parceiros da Floresta”, de Fred Rahal Mauro, que fala sobre economia florestal sustentável como uma adaptação às mudanças climáticas.

Programação

A sessão de abertura em Cruz das Almas será com o longa-metragem “Lavra”, de Lucas Bambozzi, que segundo a organização, “investiga as consequências do maior crime ambiental do Brasil”. Sendo assim, a exibição será nesta segunda-feira (31), às 14h, no auditório da Biblioteca da UFRB. 

Em Cachoeira, portanto, a sessão de abertura também será nesta segunda-feira (31), às 19h30, no Cine Theatro Cachoeirano, com o filme “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato. Assim, a programação completa está disponível no site da Ecofalante.

Confira alguns destaques

A Invenção do Outro – Bruno Jorge

Amazônia, a Nova Minamata? – Jorge Bodanzky

Vento na Fronteira – Laura Faerman e Marina Weis

Diálogos com Ruth de Souza – Juliana Vicente, 

Rolê – Histórias dos Rolezinhos – Vladimir Seixas

Filhos do Katrina – Edward Buckles Jr.

Injustiça Climática – Judith Helfand

Vanille – Guillaume Lorrin

A Viagem do Príncipe – Jean-François Laguionie e Xavier Picard

Zarafa – Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie

Leia mais: