Sagres em OFF
Rubens Salomão

Daniel adianta foco em aliança entre MDB e União Brasil para todos os municípios

O presidente regional do MDB, Daniel Vilela, avisou que seu partido e o União Brasilestarão juntos em todos os municípios para as eleições de 2024. Afirmação ocorreu em discurso durante a convenção do UB, na última semana. Segundo ele, a meta é para que as duas siglas ampliem a aliança formada em 2022 e dividam a cabeça de chapa nas cidades goianas.

“Nós já fizemos algumas reuniões da nossa executiva esse ano. Já demos a determinação no primeiro encontro. Em todos os 246 municípios ou o MDB vai estar de vice do União Brasil, ou UB tem que estar com o MDB”. O vice-governador, afirma que a aliança servirá como referência para o país e a parceria resultará na revelação de bons nomes para governar os municípios.

“Nós vamos dar um exemplo para o Brasil de unidade e maturidade política. De todos com a responsabilidade com o nosso estado, para podermos eleger os melhores em cada um dos municípios”, disse. “E que através do nosso governador Ronaldo Caiado possamos estabelecer as parcerias. Essa aliança construída em 2022, junto com PP, PSD e com tantos outros partidos. Talvez seja a maior aliança partidária que uma eleição em Goiás já tenha observado”, afirmou o vice.

daniel vilela e caiado
Foto: Ronaldo Caiado e Daniel Vilela apontam para ampliação de aliança entre MDB e União Brasil. (Crédito: Divulgação)

Nas Esmeradas

Daniel Vilela assume o comando do Palácio das Esmeraldas, de forma interina, a partir desta quarta-feira (19). O vice ocupa o cargo com a licença de Ronaldo Caiado para viagem a Londres, que dura até sexta-feira (21). O governador participa do Lide Brasil Conference, que debaterá segurança alimentar, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Presenças

Além de Caiado, outros governadores participam do evento na Inglaterra: do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Pará, Helder Barbalho (MDB); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo.

Período

O evento do grupo presidido por João Doria vai até sexta-feira, mas Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado devem se ausentar do Brasil por mais uma semana. Os dois voltam apenas no dia 28 de abril. Até lá, Daniel Vilela fica à frente do executivo.

Lançada

Apesar de ainda desconversar sobre o assunto, a convenção do União Brasil serviu como lançamento oficial de Gracinha Caiado ao Senado. Visivelmente animada com o trabalho político e partidário, o evento contou até com faixa sobre o assunto. “A melhor primeira-dama do Brasil vai ser a melhor senador de Goiás!”

Nacional

Já Caiado voltou a ser lançado como pré-candidato à presidência da República. Pelo vice, Daniel Vilela, e pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB). “Na minha frente nunca passou cavalo arriado, só burro bravo”, respondeu o governador durante discurso.

Matriz africana

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alego aprovou projeto que reconhece as religiões de matriz africana e afro-brasileiras como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. A matéria agora segue para plenário, onde precisa passar em duas votações.

Autoria

Proposta por Mauro Rubem (PT), a matéria também prevê multas em caso de discriminação destas religiões. “Fica assegurada às religiões de matriz africana a realização de cultos e liturgias, sem quaisquer condutas discriminatórias a seus agentes”, diz trecho do texto.

Explique

Na justificativa, o parlamentar cita que o Brasil é o país com mais descendentes africanos fora da África, totalizando o contingente de 56,02% da população preta ou parda.

Cultural

“Mas não é exclusivamente na cor da pele que os traços africanos surgem na sociedade brasileira, estes também contribuíram com diversos aspectos da cultura do pais, comidas, musicas e religiões são outros exemplos da herança africana no Brasil”, reforça.

Leia mais da Sagres em OFF:

Mais lidas:

Leia também: