A pandemia trouxe mudanças de hábitos na vida de todos. Máscaras, álcool em gel e distanciamento social foram alguns dos recursos implantados para diminuir a contaminação pelo vírus da covid-19. Na véspera de completar dois anos de restrições, foi aprovada a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos no Estado de Goiás.

Leia mais: Prefeitura desobriga uso de máscara em ambientes abertos de Goiânia

De acordo com informações disponibilizadas no dia 16 de março de 2022, pelos indicadores da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), 27 municípios goianos estão com menos de 65% da população vacinada e 28 estão entre 65% e 70%. Ainda segundo a SES-GO, em 40 cidades a vacinação alcançou valor igual ou maior que 70%, porém menor que 75% e, 151 municípios estão com a cobertura vacinal de 75% ou mais.

Para o Debate Super Sábado de hoje (19), a Sagres convidou a pneumologista Fernanda Miranda e o médico infectologista Marcelo Daher, para esclarecer sobre a liberação do uso de máscaras em diversas cidades de Goiás.

“Se você não se sente confortável em não usar, dependendo do ambiente que você esteja, você não é obrigado a usar. Pessoas mais idosas, que tem comorbidade, pessoas que tem fatores de riscos pré-desenvolvimento de doenças mais graves, nós que estamos dentro de ambientes hospitalares, consultórios, pessoas que usam transporte público diariamente com ônibus lotado pessoas a depender de onde elas frequentam, nada as obriga a não usar máscaras”.

Alguns municípios já liberaram as máscaras em ambientes fechados e sem aglomeração como as cidades de Anápolis e Aparecida de Goiânia. O médico infectologista Marcelo Daher explica que a proteção é importante na prevenção da doença, no entanto avalia que em ambientes abertos não há a necessidade de utilização já que o risco de contaminação é mais baixo.

Daher reforça que, em ambientes fechados, cada um precisa fazer sua avaliação de risco. “A avaliação individual é muito importante nesse momento, e a partir de agora ela passa a ser importante porque ao meu ver, as medidas restritivas não voltam mais, mesmo com o aumento de casos novamente”, conclui.

Assista ao Debate Super Sábado dentro do Sagres Sinal Aberto – Edição de Sábado a partir de 01:30:00

Leia mais:

Debate Super Sábado #286 | Impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia no setor de fertilizantes

Debate Super Sábado #285: Ucrânia e Rússia: Especialistas analisam cenário de incerteza nas negociações

Debate Super Sábado #284: Como se conectar com o amor universal e encarar problemas e desafios da vida