A guerra da Rússia contra a ucrânia tem gerado embargos econômicos no mercado mundial. Estados unidos e União Europeia tem aplicado sanções restritivas à Rússia , que é a maior exportadora de fertilizantes do mundo. O Debate Super Sábado #286 recebeu o professor Wilson Mozena, o superintendente de produção rural sustentável, do Seapa, Donalvam Maia e o doutor em solos e nutrição de plantas cultivadas Godofredo Cesar Viti para discutirem o assunto.

Para o professor Wilson Mozena, esta não é uma alternativa para resolver o conflito. “A gente tem que fortalecer relações comerciais. O mundo tem que ter uma livre transação. Essas ações pontuais de impedir a comercialização entre países, com políticas duvidosas, se de fato acreditamos na globalização, é um caminho irreversível. Os embargos são a principal crítica que a gente tem colocado”, afirmou.

O superintendente de produção rural sustentável, do Seapa, Donalvam Maia disse acreditar que a crise entre os dois países não causará o desabastecimento do mercado. “As chamadas listas de preços, elas foram suspensas e pode acontecer de não termos um desabastecimento. Eu realmente acredito que não terá a falta do fertilizante, mas esse burburinho todo em volta do assunto faz os preços aumentarem”, analisou.

O doutor em solos e nutrição de plantas cultivadas Godofredo Cesar Viti destacou que o potássio é um dos nutrientes mais importantes para o cultivo das plantações e pode ser adquirido aqui mesmo. “Goiás é um estado líder na produção da cana-de-açúcar e ela, por sua vez, tem a linhaça, que hoje, usada de forma concentrada e principalmente de forma localizada é uma fonte espetacular de potássio”, detalhou.

Devido ao cenário de conflito, que impacta a produção de alimentos no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começará a visitar cerca de 30 polos produtivos agrícolas no país, com o objetivo de encontrar soluções estratégicas de produção de fertilizantes aqui no Brasil.

Leia mais:

Sinval Lopes é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e o Centro Universitário FASAM, sob a supervisão do jornalista Denys de Freitas.