O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 14 e 18 de março:

  • Pesquisador avalia como prematura a liberação do uso de máscaras;
  • Para Daniel Vilela, gestão de Rogério Cruz em Goiânia tem falhas significativas;
  • Vilmar Mariano confirma conversas entre Mendanha e Marconi para eleições 2022;
  • A Páscoa está chegando e com ela a oportunidade de fazer uma renda extra.

Muito cedo

O novo boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considera prematuro o relaxamento do uso de máscaras em lugares abertos, que está sendo anunciado por vários estados, entre eles, Goiás. Segundo a instituição, a medida é precipitada.

Em entrevista à Sagres, nesta segunda-feira (14), o pesquisador em Saúde Pública do Observatório da Covid-19, Raphael Guimarães, disse que ainda é cedo para suspender o uso de máscaras e que isso pode levar ao aumento dos casos.

“Consideramos que o abandono do uso de máscara está sendo feito de forma prematura, e isso certamente pode comprometer essa tendência de declínio de casos. A taxa de transmissão da Covid-19 ainda não está baixa o suficiente para bloquear a ação do vírus. O uso de máscara segue sendo essencial, principalmente em lugares que apresentam tendências de aglomeração”, alertou o especialista.

Impasse

O pré-candidato a vice-governador de Goiás e presidente do MDB no Estado, Daniel Vilela, analisou em entrevista à Sagres as ações de Rogério Cruz (Republicanos) como prefeito de Goiânia e afirmou que vê a gestão com “falhas significativas que, talvez, pudessem ser evitadas”.

“Isso ocorre pela falta de experiência e pela falta de conhecimento de muitos de seus colaboradores, que não são conhecedores dos problemas da capital e não participaram da elaboração do programa de governo apresentado durante a eleição”.

A afirmação de Daniel ocorre mesmo após o prefeito Rogério Cruz declarar apoio ao pré-candidato à reeleição ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em chapa formada com o presidente do MDB.

Eleições 2022

Em entrevista à Sagres, nesta quarta-feira (16), o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia e presidente regional do Podemos, Vilmar Mariano, confirmou as conversas entre o prefeito de Aparecida e pré-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha e o ex-governador do estado Marconi Perillo (PSDB). Vilmar descreveu Marconi como um grande líder do estado, mas reconheceu que a proximidade com o psdbista pode gerar desgastes para Mendanha.

“Marconi tem quatro mandatos de governador, então há um desgaste natural. Agora, que ele é um grande quadro do Estado de Goiás, isso ninguém pode negar. Essas conversações vão depender do Gustavo, ele que está fazendo as alianças e cabe a ele definir essas questões. Na minha opinião, Marconi ajuda em qualquer processo, se ele vir para a chapa do Gustavo, vejo com bons olhos, que ele pode ajudar e muito nesse projeto”, detalhou.

Empreendedorismo

A Páscoa é uma das datas comemorativas que mais aquece o coração de todos. Com a tradição de compartilhar ovos de chocolate, também surgem oportunidades de negócios. Em entrevista à Sagres, o professor de Empreendedorismo especialista em Marketing e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de São Paulo (USP), Altair Camargo, apresentou alguns tópicos importantes para quem deseja aproveitar a Páscoa para começar um empreendimento.

“Uma das formas é procurar nichos, procurar quem não está sendo bem atendido e atuar com essas pessoas. Outra forma é a venda para amigos. Pedir para o amigo indicar outro amigo e assim vai expandindo o negócio. Com o passar do tempo esse empreendedor irá identificar quem ele consegue atender melhor”, explica o professor.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: