Por quatro décadas, o futebol foi uma prática legalmente proibida para as mulheres no Brasil. Como resultado, o decreto de Getúlio Vargas, durante a ditadura do Estado Novo, em uma época marcada pela supressão de direitos e conservadorismo, impactou profundamente o desenvolvimento do futebol feminino no país.

Lançado recentemente, o livro “Futebol Feminino no Brasil: entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941)” retrata o período em que antecedeu a proibição. Nesse sentido, a historiadora Aira Bonfim, pesquisadora especialista em história do esporte, relata o avanço da mulher no esporte e o contexto da época.

Na edição 155 do podcast Debates Esportivos, Wendell Pasquetto e Charlie Pereira, portanto, contam com a participação da escritora, que traz mais detalhes sobre o futebol feminino nacional. Ademais, a repercussão da eliminação precoce do Brasil na Copa do Mundo Feminina e também o início do Campeonato Goiano Feminino.

Confira a edição 155 do podcast Debates Esportivos

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de gênero

Podcast

Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.

Ouça os Debates Esportivos no seu agregador de podcasts favorito

Confira edições anteriores dos Debates Esportivos