O Brasil é um dos melhores países do mundo no vôlei, e no paradesporto não é diferente, também uma referência nacional e paralímpica na modalidade. Em Goiás, dois times se destacam nos torneios nacionais de vôlei sentado há alguns anos e compõem em peso as seleções masculina e feminina.

Como é o exemplo da Aspaego – Associação Paralímpica do Estado de Goiás -, vice-campeã nas duas etapas do Campeonato Brasileiro 2023. Atualmente, cinco atletas que jogam no estado fazem parte do time feminino do Brasil, terceiro lugar na última Copa do Mundo e campeão mundial em 2022.

vôlei sentado
Em 2022, o Brasil foi campeão mundial de vôlei sentado feminino (Foto: Divulgação/CBCP)

Além de Adria Jesus, Jani Freitas, Luiza Fiorese, Nurya Almeida e Pâmela Pereira, José Agtônio Guedes, treinador da Aspaego, também é figurinha carimbada nas seleções. Técnico da equipe feminina por oito anos, hoje comanda o time masculino, tendo atuado ainda como Secretário Nacional do Paradesporto em 2021 e 2022.

Desde 2006 na seleção feminina, Adria Jesus é uma das principais atletas do vôlei sentado nacional. Além do título na Copa do Mundo de Sarajevo, a jogadora da Aspaego também já conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020 e Rio 2016, e duas pratas nos Parapan-Americanos de Lima 2019 e Toronto 2015.

A dupla protagoniza a edição desta semana do Debates Esportivos, que destaca o trabalho desenvolvido na Aspaego e o sucesso nacional e paralímpico do vôlei sentado goiano.

Vôlei sentado: Goiás é referência nacional e olímpica

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Debates Esportivos

Há três décadas, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano, com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano agora também em vídeo, na Sagres TV – canal 26.1 em Goiânia (GO) e 7.1 em Três Marias (MG) – e no Youtube do Sistema Sagres.

Ouça o Debates Esportivos no seu agregador favorito
Confira edições anteriores do Debates Esportivos