Desde seu processo de independência da Iugoslávia nos anos 1990, a Croácia completou seis participações em copas do mundo nesta edição de 2022 do Catar. Logo em sua estreia, em 1998 na França, os croatas já fizeram história e alcançaram o terceiro lugar daquele mundial.

Leia também: Croácia reafirma grandeza no futebol e Marrocos se despede com campanha histórica

Entre as proezas feitas, a Croácia conseguiu eliminar a poderosa Alemanha nas quartas com um placar de 3 a 0 e derrotar a Holanda na decisão do terceiro lugar. Os croatas perderam para os anfitriões, a França, que viria a ganhar o torneio sobre o Brasil.

No entanto, nas participações seguintes em 2002, 2006 e 2014, a Croácia não conseguiu passar da fase de grupos, mas já garantia sua presença nos torneios para começar a escrever seu nome e se desvincular da antiga Iugoslávia.

Já em 2018, na Rússia, veio a melhor participação croata em uma Copa do Mundo. Com 100% na primeira fase, destaque inclusive para uma grande vitória sobre a Argentina por 3 a 0, a Croácia passou por Dinamarca, a anfitriã e o English team, até ser derrotada pela França na final.

Na edição atual, em 2022, a Croácia fez história mais uma vez. Se classificou em um grupo com Bélgica, eliminou a seleção brasileira, pentacampeã do mundo, e venceu a surpresa Marrocos na decisão do terceiro lugar.

Histórico

Antes dos anos de 1990, se os croatas quisessem disputar uma Copa do Mundo, a única possibilidade era defender as cores da Iugoslávia, um país que aglutinava, além da Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro, Macedônia e duas regiões autônomas, Kosovo e Voivodina. Aliás, foi um croata que uniu as nações e governou até 1980, Josip Broz Tito.

Como Iugoslávia, a seleção conseguiu a quarta posição em 1930, no Uruguai, a primeira Copa do Mundo, e em 1962, no Chile. Na primeira, perdeu a decisão do terceiro lugar para os Estados Unidos e na segunda para os chilenos.

Em 1998, curiosamente Iugoslávia e Croácia participaram juntas da Copa do Mundo, mas não se cruzaram. Enquanto os iugoslavos foram eliminados nas oitavas para a Holanda, os croatas seguiram até a semifinal.

Desvinculada da Iugoslávia desde os anos 1990, os croatas estão provando ter o melhor time comparando as outras nações que faziam parte daquele antigo país. É a Croácia escrevendo seu nome no futebol mundial, provando ser uma seleção forte e merecedora de respeito das demais.