Acontece nos dias 15 e 16 de março, em Belém (PA), a Conferência do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O evento é organizado pela Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e irá reunir especialistas e autoridades num acontecimento que também faz parte das preparações da capital paraense para a realização da Conferência do Clima, em 2025. O evento será realizado no auditório da Universidade da Amazônia (Unama).
“O objetivo é mobilizar estudiosos sobre a Amazônia e a sociedade em preparação à COP-30. O mundo e os brasileiros estão com olhos voltados para a Amazônia. Por isso, temos que contribuir com a elaboração de um projeto sustentável da região que aproveitem a biodiversidade atendendo às necessidades das pessoas”, explica Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC.
Entre os temas da Conferência estão “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, “A Amazônia e as Mudanças Climáticas”, “Modelos de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, além de “Sistemas de Justiça na Amazônia” e “Segurança Pública e Direitos na Amazônia”.
A programação deve contar com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol). O cronograma completo está disponível no site da ADJC.
Carta da Amazônia
Ao final da programação da Conferência de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia está prevista a confecção da “Carta da ADJC sobre Amazônia”. O objetivo da organização é produzir um documento que reúna as principais contribuições da Conferência sob os aspectos técnicos, jurídicos e sociais. O texto deve ser entregue às autoridades e servir de apoio para a construção da Conferência do Clima em 2025.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima.