Está aberto o credenciamento para empresas interessadas em fornecer solução de telemetria para Centros de Formação de Condutores (CFCs) em Goiás. As credenciadas deverão equipar os veículos e salas de aulas teóricas com soluções que viabilizem coleta biométrica, de imagem, registro de plano de aula, georreferenciamento e o armazenamento dos dados no sistema Detran-GO.

Além de auxiliar a fiscalização do cumprimento da carga horária das aulas práticas e teóricas, a medida permite melhor formação dos condutores no Estado. O sistema possibilitará o cruzamento de dados dos planos de aulas com os resultados das provas práticas, por exemplo. Com isso, será possível saber com transparência e exatidão os fatores que mais influenciam na reprovação dos candidatos.

Em 2016, 53% dos candidatos à CNH em Goiás foram aprovados na prova prática de direção. Em Goiânia, o índice foi ainda menor, 34%. “Teremos vários dados para mensurar e melhorar a aprovação com base na análise crítica dos planos de aula e das provas práticas”, afirma o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

O presidente afirma ainda que a meta é elevar o índice de aprovação e melhorar as condições de aprendizado, formando condutores para enfrentar com segurança situações adversas do trânsito. Até o final do ano, todos os CFCs devem contar com câmera, GPS, tablet e coletor biométrico nos veículos. As salas de aulas também contarão com os equipamentos, com exceção do georreferenciamento.

Credenciamento

Os interessados no credenciamento devem consultar a Portaria nº 643 no site do Detran-GO. Podem participar empresas privadas que cumprirem todos os requisitos estabelecidos no documento, que inclui a criptografia dos dados.

O credenciamento terá vigência de 60 meses e pode ser renovado por igual período. As empresas não poderão intermediar ou terceirizar as atividades e deverão desenvolver e disponibilizar sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação.

Com informações da assessoria de comunicação