O Teatro Escola Basileu França recebe, de quinta-feira (4) a domingo (7), às 20h, um dos maiores clássicos do ballet de repertório: Dom Quixote. Baseado no romance do espanhol Miguel de Cervantes, o espetáculo promete emocionar o público.

Ademais, a peça tem como convidados o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, e o bailarino da Márcia Milhazes Companhia de Dança, Domenico Salvatore. Os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada). Para adquirir, basta acessar a plataforma Sympla, clicando aqui.

A preparação do espetáculo, no entanto, começou em janeiro e conta com 100 bailarinos e 60 músicos, envolvendo muita técnica clássica, além de uma exigente interpretação.

Dom Quixote é um conto de heroísmo, romance e ilusão, que volta aos palcos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França após sete anos. “O público vai gostar bastante e, com certeza, as pessoas vão sair do teatro com um gostinho de quero mais. As cenas são cômicas, muito divertidas”, explica a diretora do espetáculo, Simone Malta.

Convidados

Sobre a presença de Cícero e Domenico, a diretora do espetáculo diz que é um importante intercâmbio entre as companhias de dança. “Eles são bailarinos profissionais. O conhecimento de palco, as dicas de como interpretar, as mímicas, de como contar a história dançando, só podem vir de quem realmente viveu a dança profissionalmente”, enfatiza Simone.

Escola do Futuro

Além disso, para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o retorno do espetáculo demonstra a qualidade da formação das Escolas do Futuro. “Um clássico da literatura mundial que leva arte e conhecimento à população”, afirma.

A EFG em Artes Basileu França é ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, entretanto, a instituição de ensino é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).

Leia mais

Detectores de metais em escolas municipais de Goiânia: pais e especialistas opinam sobre o tema

“A alfabetização é um direito de todos”, defende superintendente da Educação Infantil em Goiás

Arena Repense: Aprendizagem estimula inserção de jovens no mercado de trabalho