Repense do último domingo (30) que o trabalho, alinhado à aprendizagem e priorizando a educação, é fundamental para o jovem. É na adolescência que a gente começa pensa em trabalhar, ter um emprego para ter dinheiro, e conseguir mais independência. No entanto, é importante destacar que a representatividade dessa relação traz bem mais que uma renda.

Assista ao Arena Repense na íntegra:

Para debater o assunto, o Arena Repense desta quinta-feira (4) recebeu o instrutor do módulo específico da Renapsi pólo Goiás, Abner Marcelo Alves Silva, e a coordenadora psicossocial da Renapsi, Aline Mariano da Silva. De acordo com ela, existe a preocupação com a primeira experiência do jovem no trabalho, em que ele ainda está em desenvolvimento.

“A gente quer fornecer condições para que todos os jovens terminem o contrato de aprendizagem com êxito. Sendo assim, a Renapsi tem um diferencial, que é o acompanhamento psicossocial, que vai dar a mão para o jovem durante esse contrato. Então, vamos olhar a questão social, emocional, abarcar várias fases da vida do jovem para que ele tenha condição de concluir o contrato”, explica.

Na visão de Abner Marcelo Alves Silva, a primeira experiência é muito importante na vida de um jovem. Ele ainda cita, por exemplo, que a Renapsi lida com adolescentes de 14 e jovens até 24 anos.

“A primeira experiência é algo especial para eles. Trabalhamos com algumas famílias que estão em vulnerabilidade social, em que precisamos fazer acompanhamento. Temos que entender o conceito desse jovem em sociedade, para que ele possa se destacar no mercado de trabalho, entender a vida profissional e fazer uma gestão da sua produtividade”, pontua.

(Samuel Straito, Jéssica Dias, Aline Mariano e Abner Silva ressaltam a importância do trabalho e aprendizagem na vida de um jovem | Foto: Lucas Xavier)

Garantia do primeiro emprego

Inserir um jovem no mercado de trabalho, ainda com uma idade ainda menor, representa para ele a garantia do primeiro emprego, segundo Abner Silva. Nesse sentido, o instrutor destaca a dificuldade do jovem brasileiro em ter essa oportunidade.

“A importância da aprendizagem profissional é essa realocação do jovem, mas não só dentro do mercado de trabalho, e sim de ajudar a gerir a própria vida. O jovem traz o ensino do que é o mercado de trabalho, os arcos ocupacionais, como ele vai trabalhar. Tudo isso para que ele possa aprender que tem uma lei que garante as posições dele no mercado”, argumentou.

Participando ao vivo do Arena Repense, o jovem Juan, que é da turma do instrutor Abner Silva, questionou Aline Mariano sobre a importância também do social na vida desse jovem.

“O impacto social que o programa tem é muito grande, inclusive já foi feito um estudo pela Renapsi. Em dez anos, se eu não me engano, 60% dos jovens que passaram pela Renapsi estavam muito bem empregados. Além da renda, nós entendemos que quebra algum ciclo na família, por exemplo alguma que tinha um trabalho informal, ou em situação de vulnerabilidade. Através do processo de aprendizagem do jovem, ele vai crescendo, construindo sua carreira e consegue ter melhor qualidade de vida, impactando outras vidas”, respondeu Aline Mariano.

Assista ao Arena Repense na íntegra pelo link acima.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 e 08 – Educação de Qualidade e Trabalho e Crescimento Econômico

Confira edições anteriores do Arena Repense: