TOCANTINS – Lançado na segunda-feira, 1º, em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Programa Jovem Trabalhador tem como objetivo promover a inserção de três mil jovens tocantinenses no mercado de trabalho. Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins, Jonis Calaça, essa é uma grande oportunidade para que jovens de todo o estado possam ter a sua primeira experiência laboral. 

“É uma super oportunidade. Oportunidade para o jovem que está tendo o seu primeiro emprego, a sua primeira renda, entender e auxiliar no serviço público. A gente vê com muito bons olhos a recepção e a inserção desses jovens no mercado de trabalho através do Governo do Estado do Tocantins”, avaliou.  

O titular da Setas explica ainda que os jovens selecionados para participar o Programa Jovem Trabalhador irão atuar no serviço público tocantinense em todo o território estadual. 

“Esses jovens estarão trabalhando nos prédios públicos do Governo do Estado, espalhados nos 139 municípios. Além das maiores cidades, nós também estaremos abrangendo todas as outras cidades do estado com a lotação desses jovens. Sejam bem-vindos, estamos aqui de braços abertos, vamos juntos trabalhar por um Tocantins melhor”, afirmou.  

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais:

Jovem Trabalhador 

Tocantins abre inscrições para maior programa de primeiro emprego da região Norte do país
Programa irá selecionar e capacitar 3 mil jovens no Tocantins – Foto: Divulgação Renapsi

Para se inscrever no programa é preciso acessar o site https://jovemtrabalhadorto.org.br/ e preencher a inscrição. Podem participar do programa jovens com idades entre 16 e 21 anos que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio em escola pública ou que são bolsistas integrais em instituições particulares, regra que também se aplica em caso de o jovem ser estudante universitário. 

A renda familiar do candidato deve ser de até 2 (dois) salários-mínimos nacional ou meio salário-mínimo per capita. Além disso, a família deve estar preferencialmente inscrita em Programas Sociais do Governo.  

Os jovens selecionados assinarão um contrato de trabalho formal. Além disso, receberão uniforme, crachá, vale transporte (quando houver necessidade), 13º salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico. 

O programa é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e tem a parceria da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) no desenvolvimento.