O livro didático faz parte da rotina escolar de crianças de adolescente e é fundamental para desenvolver as habilidades de competências exigidas em sala. Esse material é um apoio para professores e alunos para reforçar o ensino e aprendizagem, e até para os pais acompanharem a educação dos filhos.

O caráter do livro didático é pedagógico e tem o objetivo de complementar os livros clássicos quando são utilizados nas escolas. De acordo com a diretora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) Marcia Antunes Rocha, é preciso entender a dimensão do livro didático no nosso país.

“Esse é um material que chega completo nas mãos dos estudantes com textos, exercícios e um conjunto de informações que auxiliam o professor e aluno”, afirma.

O conteúdo

O Ministério da Educação (MEC) define algumas diretrizes curriculares para que haja uma direção a ser seguida. Com isso, cada estado vai construindo seus currículos educacionais.

“O programa funciona da seguinte forma. O MEC faz uma composição de consultores para analisar livros didáticos que estão disponíveis em todo o país e verificar quais estão nas diretrizes curriculares. Assim é possível saber se o livro é de boa qualidade, a partir disso o MEC divulga um catálogo com a avaliação de todos esses materiais. Depois disso as secretarias e as escolas têm um período de escolha desse material.

De acordo com a diretora Pedagógica apesar do serem trocados a cada três anos é um dever da escola informar para a secretária se houver a necessidade de fazer algum ajuste na quantidade de livros didático.

“Além disso, é necessário campanhas de conscientização para a conservação do livro. Ao fim do ano, os alunos devolvem os livros para escola que tem a função de organizá-los para redistribuir nos anos seguintes para outros alunos”, frisa.

Para que os pais e alunos tome os devidos cuidados com os livros, existe momento de conscientização no início do ano letivo.

“Esse momento é um trabalho de conscientização do estudante, relacionado não só ao livro, mas a todos os materiais de trabalho coletivo. Precisamos desenvolver nos estudantes esse sentimento de cuidado com o que é público, para que a tendência não seja pensar apenas em si. Isso é importante para os estudantes cultivarem esse sentimento do coletivo que é muito útil na vida adulta”, ressalta.

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